Mercosul cria um sistema unificado de emplacamento de veículos

watch_later 24 de dezembro de 2014
comment Comentar
Notícias

Tanto o fato de turistas de diferentes países cometerem infrações e não terem de pagar multa por isso (o que ocorria até pouco tempo atrás), como o controle de fronteiras e possíveis remarcações de dados e reemplacamento de veículos trouxeram uma novidade aos veículos de todo o Mercosul: o novo padrão unificado de placas.  Segundo o Blog do Planalto, são 110 milhões de veículos em todo o bloco.

Para a Argentina, por exemplo, a mudança veio a calhar, já que seu sistema de caracteres em placas atual está prestes a não comportar a frota atual. O anúncio foi feito por lá, no início de outubro. Veja abaixo como serão as novas placas, a serem adotadas no Brasil, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Argentina:

[Imagem: Blog do Planalto]


Porém, no Brasil, se deve atentar ao fato de que já houve uma troca recente no emplacamento veicular, para o padrão refletivo, e o conjunto de caracteres, apesar de que altere sua ordem, continua com o mesmo número de combinações que está vigorando atualmente. O prazo máximo para troca será de quatro anos (até 2018) para veículos de passeio e motocicletas, e de dois anos (até 2016) para veículos de carga e de transporte de passageiros.
Junto com a mudança, será implementado um sistema unificado contendo informações como o número de chassi, marca, modelo e ano do modelo, ano de fabricação, histórico de roubos e furtos, entre outras informações.
No Brasil, as mudanças vão além, com a implementação de novidades na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e no CRV/CRLV (Certificados de Registro de Veículo e de Registro/Licenciamento), com novos itens de segurança, a fim de reprimir falsificações. Pelo menos por enquanto, não se fala em nova mudança daqui a 3 ou quatro anos, e esta mudança ocorrerá na medida que ocorram renovações e tiragem de novos documentos.



E ainda mais para você: Tem de multar





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)