Brasil - Campeão mundial em cesarianas

Ciência & Saúde

O Brasil assumiu a dianteira em um ranking não muito agradável, entre os países que mais fazem cesarianas, com 40% dos partos da rede pública e 84% por planos de saúde (veja mais nos quadros a seguir). Vários são os fatores que justificam tais números, como o desejo de escolher uma data específica (a cantora Martinália, por exemplo, teve a data escolhida por Martinho da Vila e sua esposa como 7 de setembro, segundo ela própria contou no programa Encontro), evitar a falta de médicos em períodos  complicados como o fim de ano, receio quanto às dores do parto, entre outros motivos.


 
 



Junto com a política de pré-natal estão sendo anexadas novas medidas a fim de reverter este  quadro e melhorar a saúde de mães e bebês. Após a permissão do acompanhamento das dolas, que auxiliam as gestantes e informam ao médico obstetra a hora de atuar, o partograma e a carteirinha de pré-natal estão surgindo.

Assim como na vacinação de crianças ou no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, entre outros casos, haverá uma carteirinha onde serão anotadas todas as informações pertinentes ao pré-natal da gestante.

Já o partograma será um relatório em que os médicos irão justificar os motivos pelos quais irão realizar o procedimento de cesárea, visto que se trata de método cirúrgico e, com ele, surgem algumas complicações. Os benefícios de fazer parto normal/ natural são grandes e compensam a dor que se transforma em alegria.

A mudança não para por aí: esse partograma só poderá ser feito após exame clínico quando a mulher entrar em trabalho de parto, garantindo que era o momento certo de a criança nascer. Apenas com a emissão do partograma é que será efetuado o pagamento pelos planos de saúde aos médicos.

E ainda mais para você: Parto Natural ou Cesárea?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários