Canário-da-terra

Natureza

O canário-da-terra (Sicalis flaveola) é uma ave sul-americana, que, na natureza, vive em bordas de matas, campos secos, áreas de cerrado e nas proximidades de propriedades rurais, estando presente na maior parte dos estados brasileiros. Além de ser conhecido como canário-da-horta, canário-do-campo, coroinha e cabeça-de-fogo, também é chamado de canário-da-telha (SC) chapinha (MG) e canário-do-chão (BA) na Bahia.

Quando adulto, se destaca pelo avermelhado na cabeça e pela cor amarela em suas penas (motivo pelo qual a nossa Seleção de futebol recebeu o apelido de ‘canarinho’). Este passarinho já costuma nos encantar com um canto perceptível de longe, desde os quatro meses de idade. O manejo em cativeiro exige licença junto aos órgãos de proteção ao Meio Ambiente.

Canario da terra
[Imagem: amo pássaros]


O canário-da- terra adora comer grãos, sementes e gramíneas, bem como frutas (não cotidianamente, sendo estas bem lavadas), suplementos de proteínas e sais minerais (recomendáveis); mistura de areia bem lavada, cascas de ovo e de ostra moídas (assada por 20 minutos, para massagear a moela – órgão de digestão química dos canários).  

Seu principal alimento é uma ração de alpiste e painço, que deve ser oferecida à vontade. Para cuidar de um passarinho destes, cuide para que os alimentos in natura não contenham fungos ou partes degradadas. Para que não dê tempo de ocorrer a fermentação, não se deve deixar alimentos mais do que um dia na gaiola.

Este pequeno cantor se adapta bem ao cativeiro, mas precisa de cuidados também no local de moradia dele. Deve haver incidência do sol da manhã e boa claridade, sem correntes de ar muito fortes e longe de insetos. Bebedouros e gaiola devem ser higienizados constantemente. Na época de reprodução, após o namoro dos pássaros, ocorre a postura de três a quatro ovos, que eclodem após 13 dias de choco. Os filhotes precisam de criadeira para ficarem aquecidos.


E ainda mais para você: Algumas curiosidades sobre animais





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários