A medalha de São Bento


A forma de realizar milagres e vencer tentações usada por São Bento era fazer o sinal da cruz. Desta forma, há muito tempo, surgiu o costume de representa-lo com uma cruz na mão e, posteriormente, através de uma medalha. Essas medalhas passaram a ser confeccionadas desde o século XVII, as quais tinham de um lado uma imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, imagens que remetem às duas tentativas de envenenamento pelas quais São Bento saiu ileso.
No outro lado, há uma cruz e entre os seus braços as iniciais, em latim: CSPB – Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento). Na haste vertical lê-se: CSSML – Crux Sacra Sit Mihi Lux (A cruz santa seja minha luz. Na horizontal: NDSMD – Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o Dragão meu guia). No alto da cruz: PAX; que é o lema da Ordem de São Bento. Por vezes, Pax é substituída por JHS (Jesus Homem Salvador). À direita de PAX, estão as iniciais, nesta ordem:

- VRSNSMV – Vade Retro Satana Numquam Suade Mihi Vana (Retire-se Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs);
- SMQLIVB – Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas (É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos)

O uso da medalha, conforme crença católica, confere proteção ao indivíduo contra acidentes, ciladas, ‘tentações’, etc. Porém, os seguidores do Cristianismo advertem que sozinha a medalha não possui efeito. A fé precisa ter raízes firmes no indivíduo e a medalha não deve ser adorada: como todo objeto usado pelo Cristão, ela deve remeter a um significado maior.
A cruz é o símbolo do Cristão Católico, que recebe bênçãos de São Bento, padroeiro da boa morte. Ensina-se também aos adeptos da medalha a rezar diariamente as frases escritas em sigla na medalha: 

       ORAÇÃO DA MEDALHA

Cruz do Santo Pai Bento,
Cruz Santa seja minha luz.
Não seja o dragão meu guia.
Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!
É mau o que ofereces,
Bebe tu mesmo os teus venenos!

Amém
 
Veja também: (Ciência e Saúde) A importância das Vitaminas.
Veja também : (Ciência e Saúde) A importância das Vitaminas em

Postar um comentário

0 Comentários