Aprenda a usar a função ‘Atingir meta’ do Excel

watch_later 4 de outubro de 2016
comment Comentar
Princípios básicos do Excel (X)


A resolução de problemas matemáticos pode envolver funções transcendentais das quais é bastante difícil ou mesmo impraticável isolar uma incógnita em um membro da equação e obter seu valor numérico em função de outras conhecidas. Assim, para resolver este problema, uma forma é estimar valores e buscar a igualdade, usando calculadora ou em um pequeno algoritmo computacional. Outra, se apenas uma variável for desconhecida, é usar a função do Excel chamada atingir meta

Microsoft Office
[Imagem: Microsoft]


Você precisa de três elementos para usar essa função: um valor de entrada (a ajustar, que você não sabe qual ainda), a meta esperada (o valor da função, pré-estabelecido) e uma função. Como exemplo, resolveremos a seguinte equação usando a função atingir meta do Excel:

F = [xe^(2,3x)] (x – 21,12 √3 )

Ou, usando a célula B3 como x e B4 como F, na linguagem do Excel:

=(B3^(EXP(B3*2,3)))^(B3-21,12*RAIZ(3))

Atingir Meta
[Imagem: O Blog do Mestre]


Selecionando a função atingir meta, em Dados/testes de hipóteses:

Atingir Meta
[Imagem: O Blog do Mestre]


Deve ser marcada a célula com o dado de entrada (Alternando célula), preenchido o valor da função (em nosso caso, adotaremos o valor de 100, e escolhida a célula da função (Definir célula), como na figura abaixo:

Atingir Meta
[Imagem: O Blog do Mestre]


Porém, assim como em outras funções resolvidas por iteração, pode ser que não seja encontrada uma solução, conforme mostra a imagem a seguir:

Atingir meta
[Imagem: O Blog do Mestre]

Testando a função atingir meta com outra função, observamos outro efeito possível: pode não ser encontrada uma solução exata, mas muito próxima:

Atingir meta
[Imagem: O Blog do Mestre]


Ou, melhor ainda, pode haver convergência exata.

E ainda mais para você: Funções SE e SOMASE




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)