Delimite seu tema!

watch_later 2 de junho de 2016
comment Comentar
Língua Portuguesa


Para escrever qualquer texto, seja um e-mail, redação, trabalho escolar ou acadêmico ou até mesmo um panfleto, é preciso delimitar um tema para escrever. Isto é muito importante para que se chegue do princípio ao fim transmitindo a mensagem desejada. 

Escolha de tema
[Imagem: Open Minded]

» (sic)

Em geral, sempre se sabe sobre qual tema falar. Mas, cada um pode ter diversas ramificações, sendo importante buscar abranger apenas uma delas caso o texto não for muito extenso.

Isso exige algum conhecimento prévio da estrutura desse tema, de forma a dar uma boa sequência de argumentos. Por exemplo, ao falar sobre a gripe, você pode delimitar o tema segundo os tipos (gripe H1N1, H3N2, Yamagata e Victoria), quanto aos sintomas e tratamentos sintomáticos, evolução do número de casos no Brasil e/ou no Mundo, dentre outras possibilidades.

Também é importante, quando enumerar itens em um parágrafo, buscar não fazer o mesmo nos seguintes, pois é muito mais fácil sair do tema nessas enumerações. Elas também podem passar a ideia, quando largamente utilizadas, de menor conhecimento no assunto.

Ao delimitar um tema, procure pensar como irá distribuí-lo em seu texto. Cada parágrafo é como um texto, que também necessita transmitir uma ideia, concluída junto dele.

Quando a delimitação do tema será feita para trabalhos finais acadêmicos (graduação e pós-graduação), é importante pensar, além da estrutura do tema e sua delimitação, no tempo disponível para desenvolvimento do trabalho e na possibilidade de obtenção de dados, que são outros critérios muito importantes. É preciso estar atento também ao rigor ao atendimento do método científico.

Fazer um texto é uma arte: exige técnica e conhecimento. Reflita sobre o que vai abordar, delimite seu tema e mãos à obra!

E ainda mais para você: O Gigolô das palavras




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)