Nada 'haver'?

Língua Portuguesa

Vários são os erros cometidos pelos usuários da língua, seja pela semelhança de pronúncia, seja por não identificar corretamente o sujeito e concordar o verbo com ele, ou mesmo por falta de memória visual de alguns vocábulos. A linguagem desenvolta das redes sociais também abre caminho para uma leva de erros, alguns bastante frequentes, como o 'nada haver' de nosso título. 

[Imagem: Gerador de Memes]


Começando por ele, se pode perceber que, de tanto usar-se o verbo ter ao invés de haver no sentido de existir, algumas pessoas criaram uma nova aplicação: substituindo dois termos no que seria 'nada a ver'. A seguir, vamos listar mais algumas destas pérolas e suas formas corretas:

- 'preço de avista';
+ 'preço à vista';

O mesmo ocorre nas compras no crediário. Primeiro: 'avista' não existe, assim como 'aprazo', 'em baixo' (embaixo), e similares.

- 'apartir de 15,00R$';
+ 'a partir de R$ 15,00';

A expressão correta é 'a partir de' em quaisquer situações. Outro erro comum é usar símbolos de moedas após a quantia, pois a escrita procede diferente da fala, exceto quando escrevemos por extenso.

- 'proibido a entrada de animais'
+ 'proibida a entrada de animais' ou 'proibido entrada de animais'

O termo 'proibido' flexiona conforme o que se refere, se houver artigo (o ou a) que defina essa flexão.

- 'eu se esqueci';
+ 'eu me esqueci';

Os pronomes pessoais oblíquos variam conforme a pessoa do discurso a que se referem: me (1ª), te (2ª) e se (3ª).

- 'Quer o produto de tal? Na loja de tal tem...';
+'Quer o produto de tal? A loja de tal tem...';

Alguns críticos da língua afirmam que alguns usos corriqueiros deveriam ser dados como corretos, pois ninguém melhor do que os falantes para saberem da própria linguagem. Todavia, tudo aquilo que não tem regras também gera confusão. O verbo haver, em seu uso adequado (não no título deste post), indica existência, e ter indica posse, disponibilidade. Veja que, com a retirada de uma letra, agradamos a todos sem perder o entendimento.

- 'Vendo';
+ 'Vende-se';

Nesse caso, quando vemos uma placa com a inscrição 'vendo', há uma oração com sujeito oculto (veja mais sobre nos posts sugeridos), o que tira o caráter impessoal de destaque do objeto à venda. Vende-se, por sua vez, é uma oração com sujeito indeterminado, fato que corresponde à realidade de muitas pessoas que anunciam em relação a quem vê seus anúncios.

- 'Hoje é sete de abril';
+ 'Hoje são sete de abril' ou 'Hoje é dia sete de abril';

Outro erro comum é o de criar palavras ocultas em textos, que interferem na conjugação verbal: a palavra 'dia' nem qualquer outra podem ser implícitas. Outro erro, atualmente incomum, é dizer 'o soja' por conta do termo feijão-soja (pois este grão é uma leguminosa).

- 'Vou para lá e fico todo dia';
+ 'Vou para lá e fico o dia todo' ou 'Vou para lá todos os dias';

Neste caso, há um problema na construção do período, que faz com que haja dupla possibilidade de interpretação.

- 'Tu tem um iPhone?';
+ 'Tu tens um iPhone?' ou 'Você tem um iPhone?';

A conjugação verbal depende da pessoa do discurso: 2ª (tu) ou 3º (você), por mais que o sentido seja o mesmo em ambas as perguntas.

- 'das 6:50hs ás 7:30hrs';
+ 'das 6h50 às 7h30' ou 'das 6:50 às 7:30'.

Nosso último caso de hoje demonstra uma série de representações informais que, ao contrário do que os defensores da linguagem coloquial afirmam, até dificultam a escrita. 'hs' e 'hrs' NÃO são as representações de horas, que seguem um padrão: h, min, s. Para comprimento, mts é a falsa representação de m (metro) e assim por diante. E ocorre a crase (o que leva ao uso do acento grave) em 'às' que vier antes de algum horário.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários