Anéis Aromáticos e seus desdobramentos

watch_later 25 de janeiro de 2016
comment Comentar
Química


Dentro da Química Orgânica, um dos mais importantes radicais existentes são os anéis aromáticos, de ressonância ou benzênicos, cujo nome se deve ao fato de possuírem aroma bem característico. Também se caracterizam por produzirem efeitos maléficos à saúde humana. Em sua forma mais simples ocorrem como o benzeno, que é o hidrocarboneto aromático fundamental, cujos demais se apresentam como suas variantes.

Anel de Ressonância
[Imagem: Pixabay]


» Amidas

O Benzeno consiste em molécula com seis carbonos e seis hidrogênios, cuja ligação entre elementos de carbono se dá por meio de ligações simples e duplas alternadas. Como as ligações do anel não são fixas ao longo do tempo, em alternabilidade também de posição entre ligações simples e duplas, a representação simplificada ocorre com o anel de ressonância, ou seja, com um hexágono contendo um círculo interno (veja imagem acima).

Removendo hidrogênios do anel aromático e adicionando grupos substituintes ou outros elementos, tem-se compostos como o tolueno ou mesmo o famoso explosivo trinitrotolueno (TNT). Também pode haver carbonos que pertençam a mais de um anel aromático (núcleos aromáticos condensados). Classificando quanto ao número de anéis aromáticos, tem-se moléculas mononucleares e polinucleares. Vejamos alguns exemplos de moléculas aromáticas com anéis benzênicos:

1) Naftaleno: núcleos condensados, polinuclear (2 anéis de ressonância), sem outros grupos substituintes:

[Imagem: Cursos e Aulas]


2) Tolueno ou Metil-Benzeno: núcleo isolado, mononuclear (1 anel de ressonância), com o grupo substituinte metil (CH3):

Metil-benzeno
[Imagem: Galeria dos Famosos]


3) Antraceno ou paranaftalina: núcleos condensados, polinuclear (3 anéis de ressonância), sem outros grupos substituintes. Note que, neste caso, pela nomenclatura IUPAC, teríamos de diferenciar do composto fenantreno, por conta de sua disposição molecular, apesar de características semelhantes.

 
Molécula Aromática
[Antraceno. Imagem: Merck  Milipore]

Molécula Aromática
[Fenantreno. Imagem: Merck Milipore]




E ainda mais para você: Nitrocompostos




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)