Princípios Básicos do Excel (VIII) – Formatação Condicional, Ordem Alfabética e Painéis Congelados

Softwares


Algumas funções do Excel são interessantes para conseguirmos definir critérios de cálculos mesmo se houver uma condição restritiva, com o uso de condicionais. E outras auxiliam numa melhor compreensão dos resultados e mesmo em uma leitura facilitada dos dados dispostos em planilha, e hoje vamos falar um pouco mais de algumas destas funções.


Primeiramente, vamos começar pela ordem alfabética, que é uma forma bastante interessante de organização, desejável em alguns casos. Para isso, selecione uma série de dados em coluna (não em linha), vá em página inicial / classificar e filtrar / Classificar de A a Z, em um ícone que possui estas duas letras e uma seta de sentido, que é semelhante em outros programas do pacote Office.

Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

Mas, suponhamos que precisamos destacar todas as células neste nosso conjunto que tenham o texto “a”. Para isso, vá em Página Inicial / Formatação Condicional / Realçar regras das células / Texto que contém... Na janela que aparecer, escolha qual texto deve ser destacado e qual a formatação do texto e do plano de fundo. Após, basta dar OK.

Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

Outras possibilidades de formatação dão possíveis no outro submenu da Formatação Condicional, onde você pode ranquear valores numéricos, também, com ícones ou gradações de cor. Em formatação condicional / barras de dados, você tem barras nas células que fazem proporções entre os dados (1). Em formatação condicional / escalas de cor, você pode indicar uma gradação de cor, dos piores aos melhores resultados. No nosso caso, a escala de cor indicaria como pior resultado o número 1, mas isto pode ser ajustado (2). Em formatação condicional / conjuntos de ícones, você pode usar a sequência de ícones, que acabará fazendo um ranqueamento segundo os ícones disponíveis, possuindo apenas um número de estágios equivalente ao número de ícones (3 e 4)

Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

Em grandes séries de dados, pode ser incômoda a leitura de uma dada coluna sem permanecer a visualização do cabeçalho da tabela. Em um recurso semelhante ao de nossa página, você pode manter uma linha ou uma coluna fixa no topo ou na esquerda. Para isso, vá em Exibição / Congelar Painéis e escolha se quer congelar a primeira linha ou a primeira coluna. Assim, ela se manterá visível e auxiliará na leitura dos dados de maneira muito mais prática.

Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

No próximo post desta série, veja como adicionar dados de texto de arquivos do bloco de notas (.txt) em uma planilha do Excel.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários