Doce de leite caseiro

Receitas


Muito provavelmente você já tenha comido ou ainda vai comer um doce de leite caseiro. No tempo das suas avós e, às vezes das mães e tias, era muito mais complicado para ter um bom doce, com leites retirados diretamente da vaca, algumas doses de açúcar e, conforme o doce, algumas pelotinhas ou não. Até os cozinheiros de primeira viagem, atualmente, podem se aventurar a fazer um doce de leite caseiro, e para isso basta ter uma boa e velha lata de leite condensado.

supercremoso
[Imagem: Genkor]

» Sonho

Se você prefere usar um forno de micro-ondas, sem chegar perto de um fogão, pegue meia lata de leite condensado e coloque em um refratário alto próprio para este tipo de forno. Aqueça por três minutos e bata com um garfo ou batedor de arame (aqueles para omeletes) até deixar a consistência homogênea. Não se assuste com a consistência que ficar nesta etapa. Para chegar à tonalidade e consistência desejadas, coloque no forno de micro-ondas por um minuto, bata e repita estas duas etapas quantas vezes julgar necessário (geralmente duas ou três vezes é o suficiente – não fica muito escuro).

Mas se você não tem medo de fogão e panela de pressão, pegue uma lata de leite condensado fechada, coloque na panela e a cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando a panela começar a chiar, por volta de 30 minutos de cozimento após o chio, desligue.  Após a lata estar fria, abra e terás um maravilhoso doce de leite, mas não esqueça de esperar esfriar!

E, se você prefere um doce de leite à moda antiga, junte cinco litros de leite integral, um quilo de açúcar e uma pitada de bicarbonato de sódio (comum em doces de frutas também) em uma panela grande. Mexa por duas a três horas e deixe esfriar para colocar em potes ou em frascos de vidro (se forem com tampas xadrez, aí sim o doce fica com cara de interior).

E ainda mais para você: Pavê Delícia





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários