Salvando peixinhos dourados

Curiosidades

Não só os humanos sofrem com o aparecimento de tumores, mas outros animais também passam por este tipo de problema, que é tão incômodo quanto para eles. Curioso é que, se eles tiverem sorte de encontrar um veterinário por aí, existem chances de cura. Claro que, assim como uma cirurgia em pessoas, são necessários alguns cuidados especiais.

Dourado
[Imagem: TV Globo / Reprodução]


Em setembro do ano passado (2014), na Austrália, e em janeiro deste ano, na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foram realizados procedimentos semelhantes envolvendo pequenos peixinhos dourados. No caso brasileiro, o pequeno nadador era um mascote de um dos laboratórios do curso de Medicina Veterinária, o que motivou ainda mais a busca pela saúde dele.

Para fazer uma cirurgia dessas, o peixe precisa ser sedado e receber oxigênio. A pele precisa permanecer hidratada, tanto que foi usado um pano no caso australiano e algumas esponjas no caso brasileiro. Mas na terra dos cangurus o procedimento foi bem mais demorado: 45 minutos ante os 15 para o peixinho dourado daqui, porque foi necessária a raspagem de crânio, segundo o veterinário Tristan Rich, que realizou a operação por lá.

O peixinho brasileiro, ao contrário do seu parente distante australiano, não convive com outros peixes, não sendo maltratado pelos companheiros de aquário. Mas possui um monte de companheiros humanos que o acompanham, e o desejam ver bem. Seu tumor será analisado pelo pessoal da Universidade e, por muito tempo, ele continuará a fazer mais feliz a vida de quem estudar por lá.

E ainda mais para você: Sangues quentes e frios





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários