Celulares, tablets e PC's estão nos deixando menos sociais?

watch_later 11 de novembro de 2014
comment Comentar
Cultura


Muito se faz esta pergunta ao tratarmos especificamente do uso das redes sociais, mas vale falar de um modo mais geral. Talvez a forma com que estamos lidando com estes equipamentos não esteja sendo a mais adequada. Mas não se pode dizer que iremos deixar de usar todos estes gadgets e que eles não são importantes como instrumento de trabalho, estudo e entretenimento.

Solidão-acompanhada
[Imagem: Interação homem-máquina]


A resposta, para esta pergunta, é afirmativa em várias situações. Na estória dos três amigos, em que dois usam o celular e o terceiro pergunta se eles não iriam conversar, fica bem clara esta nova realidade. Um deles responde ao outro que pegue seu celular e venha conversar também.

O uso de toda essa tecnologia nos deixa menos sociais a partir do momento em que se deixa de dar importância para a pessoa que está ao lado. Em bares e restaurantes, reuniões e até mesmo ao caminhar pela rua, algumas pessoas ainda conversam com outras e não recebem a atenção que esperavam por a outra pessoa estar prestando atenção em um novo recado ou um e-mail que chegou. É desestimulante para quem ainda está tentando conversar.

Além de diminuir o convívio, provocando a ‘solidão-acompanhada’, quando se troca tempo com a família e amigos por usar um gadget e todos os seus recursos, também se está tornando menos social e perdendo um momento importante que pode, em breve, não se repetir.

Acessar redes sociais, jogos no celular e outras tantas coisas não devem vir em primeiro lugar. Mexer no celular durante uma aula desestimula o professor que está ensinando. Ficar mudo, mexendo em um monte de coisas em um celular e o seu amigo/amiga por ali, louco para contar algo novo... Então, antes de mais nada, se deve priorizar o contato humano, gostar de pessoas. Só assim o uso de tanta tecnologia realmente será algo completamente útil e produtivo.



E ainda mais para você: É preciso ter limites




Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)