Celulares, tablets e PC's estão nos deixando menos sociais?

Cultura


Muito se faz esta pergunta ao tratarmos especificamente do uso das redes sociais, mas vale falar de um modo mais geral. Talvez a forma com que estamos lidando com estes equipamentos não esteja sendo a mais adequada. Mas não se pode dizer que iremos deixar de usar todos estes gadgets e que eles não são importantes como instrumento de trabalho, estudo e entretenimento.

Solidão-acompanhada
[Imagem: Interação homem-máquina]


A resposta, para esta pergunta, é afirmativa em várias situações. Na estória dos três amigos, em que dois usam o celular e o terceiro pergunta se eles não iriam conversar, fica bem clara esta nova realidade. Um deles responde ao outro que pegue seu celular e venha conversar também.

O uso de toda essa tecnologia nos deixa menos sociais a partir do momento em que se deixa de dar importância para a pessoa que está ao lado. Em bares e restaurantes, reuniões e até mesmo ao caminhar pela rua, algumas pessoas ainda conversam com outras e não recebem a atenção que esperavam por a outra pessoa estar prestando atenção em um novo recado ou um e-mail que chegou. É desestimulante para quem ainda está tentando conversar.

Além de diminuir o convívio, provocando a ‘solidão-acompanhada’, quando se troca tempo com a família e amigos por usar um gadget e todos os seus recursos, também se está tornando menos social e perdendo um momento importante que pode, em breve, não se repetir.

Acessar redes sociais, jogos no celular e outras tantas coisas não devem vir em primeiro lugar. Mexer no celular durante uma aula desestimula o professor que está ensinando. Ficar mudo, mexendo em um monte de coisas em um celular e o seu amigo/amiga por ali, louco para contar algo novo... Então, antes de mais nada, se deve priorizar o contato humano, gostar de pessoas. Só assim o uso de tanta tecnologia realmente será algo completamente útil e produtivo.



E ainda mais para você: É preciso ter limites




Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários