'Pressão Alta' ou hipertensão arterial - o que é e como prevenir

Ciência & Saúde

A 'pressão alta' ou hipertensão arterial crônica é uma condição de saúde em que ocorre um aumento dos valores de pressão arterial, atingindo valores significativos em relação ao padrão que geralmente é de 120 x 80 mmHg (pressão em condições de sístole e diástole). Alguns fatores influem nesta condição, aumentando a propensão e/ou o quadro (elevando a pressão arterial), como:

- Uso de drogas, fumo e bebidas alcoólicas;
- Alimentos, principalmente devido às gorduras e sais;
- Má condição física devido à obesidade e sedentarismo;
- Diabetes;
- Estresse, independente de duração;
- Um indicador de alerta é genético (bom observar casos na família);
- O avançar da idade.

[Uma das novas opções
em medição indireta de
 pressão arterial é o
oxímetro de dedo.
Imagem: Oxielo]



Por mais que não se possa chamar de doença, a hipertensão arterial é a porta de entrada de muitas doenças, sendo o principal fator de risco para acidente vascular cerebral e diferentes doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e falência dos rins. A maioria dos atingidos estão acima dos 40 anos, mas podem ocorrer casos em crianças e adolescentes.

Uma das grandes formas de prevenção é buscar qualidade de vida por meio de práticas saudáveis de esporte e alimentação. Uma forma simples de lembrar disso é fazer um roteiro 'medida certa'.

Em relação à prática de exercícios, um mínimo é de trinta minutos, cinco dias por semana, podendo ser 15 de manhã e 15 à tarde, por exemplo. Se for diagnosticada hipertensão arterial, se deve, da mesma forma, haver essa prática.

Alimentação saudável e controle de peso são importantíssimos. Industrializados devem ser evitados, pois estes alimentos contêm muitos sais envolvidos. Frutas, legumes, cereais, leite e derivados (com teores reduzidos de gordura), alimentos integrais devem ser protagonistas na dieta. Pesquisas indicam o uso do açúcar de Estévia como auxiliar na redução da pressão arterial. Os valores de circunferência abdominal devem ser, no máximo de 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, bem como o máximo IMC de 25 kg/m². Índices envolvendo mais precisamente a adiposidade têm sido estudados pelas ciências da saúde.

Sendo fumo e bebidas fatores pró hipertensão, devem ser evitados ao máximo. A cultura de que para ser feliz é preciso beber um pouco deve ser abandonada, para que se deixe de fazer esta triste associação que leva a fugas de final de semana no tratamento, que é contínuo, e reduzir a propensão à pressão alta.

Estresse é um fator que desencadeia elevação da pressão arterial, bem como uma série de outros problemas adicionais, e deve ser controlado.


Você também pode gostar de: (Saúde) Você é racional no uso da água?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários