O que são xantelasmas e xantomas palmares?

 Saúde

 

O corpo pode apresentar vários sinais, inclusive visíveis, de que algo não vai bem. Alguns desses sinais são os xantelasmas e os xantomas. Você vai descobrir o que eles são e por que acontecem nos parágrafos a seguir!

 

Mãos cheias de xantomas

[Mãos de alguém com esses sinais, famoso recentemente. Imagem: Jornal O Globo | JAMA | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Entenda mais sobre o kefir

 

» O que é a febre de Oropouche?

 

» Como surgiu a penicilina?

 

XANTELASMAS

 

Um xantelasma afeta as pálpebras, com o surgimento de uma pequena bolsa de gordura e colesterol. Também pode surgir na bolsa dos olhos.

 

O xantelasma ocorre quando há níveis elevados de colesterol, sendo uma espécie de vazamento dessa substância, depositada logo abaixo da pele. Não é uma condição contagiosa, e a remoção das bolsinhas - que podem crescer - precisa ser feita por médico dermatologista.

 

Não é incomum de acontecer. Os nódulos, em geral, são poucos e aparecem sempre próximos aos olhos, nos pontos citados.

 

 CAUSAS E SINTOMAS 

 

Essa doença está relacionada a um distúrbio hereditário quanto ao metabolismo dos lipídios e a níveis de colesterol no sangue. O xantelasma por si só representa um pequeno problema, mas é preocupante por indicar esses outros problemas de saúde maiores. Claro que há uma baixa na autoestima e constrangimento quando se vê essa marca no rosto.

 

As bolsas são mais amareladas do que o resto da pele. Com o tempo, podem crescer e atrapalharem o movimento do olho ou interferirem na visão, pois viram uma barreira física.

 

É POSSÍVEL TRATAR O XANTELASMA?

 

Sim, pois existem procedimentos de remoção feitos por dermatologista. Eles são pouco invasivos e feitos em consultório - claro, sempre com a análise prévia do profissional quanto à viabilidade. Utiliza-se ácidos ou laser.

 

Se a bolsa for muito grande, pode ficar nítido o local da retirada, com cicatriz. É por isso que o tratamento deve ser logo no começo, evitando marcas permanentes.

 

Também é importante pensar não apenas na causa, mas na origem. A retirada do xantelasma deve acontecer junto com mudanças alimentares e/ou de controle dos níveis de colesterol.

 

OS TIPOS DE XANTOMAS

 

Além dos xantelasmas, existem os xantomas, que são outra forma de depósito de gordura. Eles podem ser de alguns tipos, como o tuberoso, tendinoso, eruptivo, plano... Em algumas classificações, o xantelasma seria um subtipo de xantoma, pelas classificações científicas.

 

Xantoma tuberoso

 

São pequenas pápulas, moles e amareladas, em locais que sofrem pressão, como nos glúteos, cotovelos e joelhos. Elas são indolores, mas podem se agrupar, formando lesões tumorais.

 

Xantoma tendinoso

 

Ele se forma sobre tendões extensores das mãos, joelhos, cotovelos, bem como no tendão de Aquiles. São nódulos firmes e de tamanhos variados.

 

Xantoma eruptivo

 

É mais abrupto e pode ser pruriginoso (causar coceira e desconforto), com várias pápulas de 1 a 4 mm, amareladas. Ele também se forma em pontos de pressão, superfícies extensoras dos braços, ou em menor frequência no tronco ou nas mucosas. 

 

Xantoma plano

 

O xantelasma pode ser entendido como um tipo de xantoma plano. Outros subtipos são o xantoma estriado e o xantoma plano propriamente dito.

 

Xantoma estriado palmar

 

São lesões planas, de cor amarelada a laranja. Aparecem nas dobras palmares.

 

Xantoma plano difuso

 

Acontece em grandes áreas da face, região cervical, tórax e braços.

 

A DIETA MALUCA DO ESTADUNIDENSE

 

Um homem estadunidense foi amplamente mencionado na mídia depois de uma dieta maluca, cujos sinais que algo não estava bem foram vários xantelasmas e xantomas.

 

Ele fazia uma dieta com carne e muita gordura animal, vários quilos por dia. Eram quatro quilos de queijo e tabletes inteiros de manteiga. Tudo aconteceu por oito meses.

 

Com um nível de colesterol cinco vezes mais alto do que o limite aceitável, ele tinha vários xantelasmas e xantomas nas mãos, cotovelos e pés. O caso chamou tanto a atenção que virou pesquisa e foi publicado como paper no Journal of the American Medical Association (JAMA).

 

Ele dizia que se sentia até mais lúcido e com mais disposição, mas seus exames clínicos diziam que não era boa a condição de saúde dele.

 

Esse é um alerta para as dietas restritivas sem necessidade médica (uma alergia ou algo que justifique). Pode-se eliminar ou reduzir ao máximo certos tipos de alimentos industrializados, e ter bom senso ao dosar alimentos mais naturais na dieta (mesmo sendo naturais). O acompanhamento de um nutricionista ajuda muito.

 

RISCOS DO ALTO NÍVEL DE COLESTEROL

 

O colesterol é produzido pelos animais como o homem, e faz parte das reações químicas que ocorrem no organismo na formação de vitaminas e alguns hormônios, como informa o Ministério da Saúde. O grande problema está na quantidade dessa gordura em circulação em nosso corpo e os riscos associados. Como o colesterol é uma gordura e o sangue é aquoso, as proteínas a ele associadas no transporte é que dão os nomes HDL e LDL.

 

Além dos sinais de xantelasma e xantomas, existem aspectos não visíveis, como agressões às artérias e formação de placas de gordura, obstruindo a circulação sanguínea. AVC e infarto são consequências mais graves.

 

Cerca de 40 % da população brasileira tem índices anormais de colesterol, segundo o Ministério da Saúde. Além de adultos, 25 % das crianças também tem colesterol alto, de acordo com a UFMG.

 

Não necessariamente obesos têm problemas de colesterol. Apesar disso, obesidade aumenta o risco de doenças, fator que não pode ser negligenciado. Também é preciso pensar que as principais causas de morte do Brasil possuem relação com o colesterol alto.

 

FALANDO SOBRE ALIMENTAÇÃO MELHOR

 

Dentro das atividades dos nutricionistas, ter um bom referencial sobre o que cada alimento oferece ajuda a orientar corretamente os pacientes e evitar que esse tipo de episódio do estadunidense se repita. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descobre o que é a TBCA:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários