Erros de prosódia

 Língua Portuguesa

 

Antes de falar de erros de prosódia, vamos pensar o que é a bendita prosódia. A prosódia consiste em atribuir corretamente os sons das sílabas, destacando a sílaba tônica. Ao se cometer erros de prosódia, temos as chamadas silabadas.

 

Volta e meia, as silabadas acontecem, inclusive na música. Que tal saber mais?!

 

Comentendo erros de prosódia

[Na euforia, algumas silabadas podem acontecer. Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Descubra substantivos coletivos diversos

 

» Regras para o etc. no texto

 

» A preservação das línguas indígenas

 

PROSÓDIA E SÍLABA TÔNICA

 

Num erro de prosódia, palavras oxítonas viram paroxítonas, proparoxítonas viram oxítonas, dentre outras trocas. Há casos em que existem variantes nas palavras, o que permite mais de uma forma de pronúncia.

 

Um exemplo clássico é a paroxítona rubrica. Não há acento, pois não é proparoxítona, logo, a escrita demonstra ser rubrica e não brica. Mais exemplos são:

 

× Sutil, não til.

× Condor, não côndor.

× Ínterim, não interim.

 

E existem casos onde duas formas de acentuação tônica são aceitas na norma culta. Alguns deles: acróbata ou acrobata; hieglifo ou hieroglifo;  protil ou projetil; réptil ou reptil; ror ou soror; zângão ou zangão.

 

ORTOÉPIA

 

A ortoépia é um pouco diferente da silabada. Há um conjunto maior de erros possíveis, como omitir fonemas, acrescer letras, trocar sílabas de ordem, substituir letras, dentre outros.

 

Alguns exemplos:

 

× Prazeroso > prazeiroso.

× Bicarbonato > Bicabornato.

× Manteiga > mantega.

× Abóbora > abóbra.

× Sobrancelha > sombrancelha.

 

SILABADA NA MÚSICA

 

Na música, parte da pronúncia das palavras se torna silabada, seja pela licença poética, seja para dar sonoridade e até buscar rimas. É por isso que se torna difícil de aprender línguas simplesmente ouvindo músicas.

 

Vamos conferir alguns exemplos?

 

× Na canção "Será", da Legião Urbana, a pronúncia feita é será, algo quase como se tivéssemos duas sílabas tônicas. A silabada ajuda a destacar a palavra.

× Na famosa música "Atirei o pau no gato", falamos berro e não berro, destacando mais o "o". Certo modo, a pronúncia força a ideia de aproximar uma rima.

× Chico Buarque reforça palavras ao pronunciar algumas como se fossem proparoxítonas, como  em "O velho Francisco". Comida vira mida, roupa lavada soa como roupa vada.

× Francisco Vargas, em "Coisas que nunca vi", fala que "sempre cheio de vontade, é criaducumvó" para criado com vó, unindo várias palavras e fonemas.

× Em "Vivendo por viver", mais do que a silabada, ocorre uma ortoépia, onde "quando o sono vem o dia já nasceu" é cantada por Zezé Di Camargo e Luciano como "... o dia já naisceu".

 

Além desses, existem muitos outros exemplos. A língua é dinâmica e a prosódia também é expressão.

 

E QUANDO O ERRO É DE ENTENDIMENTO PORQUE OS PRONOMES CONFUNDEM

 

Não só o entendimento de qual é a sílaba tônica faz a diferença para evitar erros. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre um erro bem comum na compreensão sobre pronomes:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Seu, sua e pátria amada, Everton

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários