História
Aquelas narrativas na História que a gente descobre e pensa: não acredito que foi diferente! Se você pensa que o primeiro navegador a chegar da Europa ao Brasil foi Pedro Álvares Cabral, em 1500, em Porto Seguro (BA), precisa descobrir quem esteve antes!
![]() |
[Retrato de Pinzón. Imagem: HistoriaBlog | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que levou à queda da Bastilha?
» A revolução dos padres de 1817
QUEM ERA O FORASTEIRO?!
Antes de Pedro Álvares Cabral, o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón esteve em terras brasileiras em janeiro de 1500, meses antes de Cabral. Como já havia sido firmado o tratado de Tordesilhas, em 1494, a Espanha não poderia revelar o ocorrido.
Já na chegada de Pinzón, o Brasil era, em parte, terra Portuguesa. Onde Yáñez chegara, não era território espanhol.
Existem documentos comprobatórios desse fato no Arquivo Nacional (Rio de Janeiro), Arquivo das Índias (Sevilha) e na Torre do Tombo (Portugal). Apesar disso, nunca foi interessante propagar uma narrativa colocando a Espanha como primeiro país a fazer contato, a descobrir essa existência de terras além da Europa.
FALANDO MAIS DE VICENTE YÁÑEZ PINZÓN
Ele nasceu no ano de 1462, em Palos de la Frontera, na costa atlântica de Andaluzia, Espanha. O primeiro sobrenome (Yáñez) veio de seu padrinho Rodrigo, o que era costume regional, também sendo chamado de Pinzón por conta dele. Esse padrinho era um funcionário da administração municipal.
Da família, era o mais jovem de todos. A navegação foi aprendida com seu irmão, e praticada com muito afinco.
Pinzón fora mencionado, pela primeira vez, em 1477, num documento sobre pirataria. A Academia Real de História da Espanha conta que ele aparecia associado a roubos na costa catalã, em caravelas comandadas por Diego de Mora de Sevilha.
Num período de oito anos antes da chegada ao Brasil, esteve junto com Cristóvão Colombo na viagem de 1492. Foi a viagem relatada como em ilhas misteriosas da costa asiática, mas que eram no Caribe. Além disso, Vicente esteve nas missões como aquela que foi à Ilha de San Juan e à América Central.
Da vida conjugal de Vicente Yáñez, tem-se notícia de dois casamentos, sendo o primeiro com Teresa Rodríguez, onde teve as filhas Ana Rodríguez e Juana Rodríguez. O segundo casamento foi com Ana Núñez de Trujillo, após sua última viagem conhecida, em 1509, à Península de Iucatã. Ela foi sua companheira em Triana, bairro de Sevilha, até a morte.
Exatamente quando foi essa morte, não se tem ideia. Faltam informações históricas dele depois do ano 1510. De acordo com a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, a morte teria ocorrido numa expedição.
CABO DE SANTA MARIA DE LA CONSOLACIÓN
O jornalista e escritor Eduardo Bueno publicou, em 1998, o livro "Náufragos, Traficantes e Degredados", que menciona existirem divergências entre historiadores quanto ao local onde os navios de Vincente Pinzón teriam aportado. Alguns apontam que o Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, é que realmente teria sido o local. O Governo do Ceará indica, por sua vez, que a atracação foi na Ponta do Mucuripe, nomeada naquela época como Cabo de Santa Maria de la Consolación.
Podem existir essas divergências, mas a viagem fora muito bem documentada, sendo sucedida por pesquisas confiáveis. Isso torna muito forte a evidência de ter sido ali mesmo, no Ceará.
A chegada de Pedro Álvares Cabral foi ao sul de onde Pinzón aportara, no sul baiano. Pedro teria chegado em 22 de abril de 1500, no chamado Monte Pascoal.
HOMENAGEM EM FORTALEZA
A ideia de Pinzón ter aportado no Ceará fez com que ele virasse nome de bairro em Fortaleza. Esse bairro tem mais de quarenta mil habitantes e cerca de três quilômetros quadrados.
É um bairro de orla, com pontos turísticos, mirantes, esporte e gastronomia. Possui atividade pesqueira.
Apesar do nome, é mais algo do poder público e de força histórica do que um nome popular. Há moradores que atribuem outros nomes, inclusive.
E O ACRE NEM SEMPRE FOI BRASIL
Outra curiosidade histórica está na origem de um dos nossos estados: o Acres. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda como ele foi acrescido ao Brasil:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!