Algumas curiosidades sobre o Coliseu

 Curiosidades

 

O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano é um monumento histórico, de imenso valor arquitetônico, que está localizado em Roma, capital da Itália. Ele foi construído na antiguidade e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.

 

O Coliseu já foi incluído pela Unesco como um dos patrimônios da humanidade, e em 2007, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Isso se deve por ser um imponente monumento que revela a habilidade e técnicas de arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga.

 

Vamos conferir algumas curiosidades sobre o Coliseu?

 

Uma ampla vista de fora do Coliseu

[Nosso grandioso coliseu. Imagem: Chait Goli / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quem foi Vitrúvio? E o homem vitruviano?

 

» Quais os pontos mais altos de cada continente?

 

» Veja a trajetória de Alfredo Volpi

 

A DINASTIA FLAVIANA

 

Além do nome Coliseu, costuma-se chamar o monumento de Anfiteatro Flaviano, em homenagem à Dinastia Flaviana, no poder quando foi construído. O início da construção foi durante o governo do Imperador Vespasiano, encerrando seis anos após, já no governo do filho dele, o imperador Tito.

 

O SIGNIFICADO DO NOME COLISEU

 

O nome de "Coliseu" (Colosseo) teria surgido porque o anfiteatro foi construído sobre o lago da casa de Nero (Domus Áurea), onde teria ocorrido um grande incêndio. Nesse local, foi encontrada uma estátua do imperador, chamada de Colosso.

 

QUANDO E POR QUE FOI CONSTRUÍDO?

 

O Coliseu foi construído no século I (em torno de 70 d.C.). A ideia era criar um local de entretenimento, onde haveria espetáculos públicos e lutas entre gladiadores.

 

Na Renascença (a partir do século XV), o Coliseu foi saqueado muitas vezes. Isso levou à perda de vários materiais preciosos que lá existiam.

 

Havia muita riqueza lá dentro. Foi um anfiteatro com dimensões suntuosas, o maior do mundo.

 

Eram três andares inicialmente, com o acréscimo posterior de mais um. A altura total é de 48 m, o que corresponde a um prédio residencial de cerca de doze a quinze pavimentos.

 

Utilizou-se concreto, areia, pedras diversas, mármores (nos assentos) e ladrilhos na construção do Coliseu. Uma arena era construída em madeira, mas recebia tal nome justamente pela cobertura em areia. Essa arena tinha 87,5 m por 55 m.

 

No período da Roma Antiga, abrigava entre cinquenta a oitenta mil pessoas. Havia oitenta escadas, visando uma evacuação rápida, de cerca de três minutos.

 

A construção das arquibancadas considerou divisões censitárias. O pódio era destinado às classes altas, a maeniana para a classe média e pórticos eram para a plebe e mulheres. Por fim, a tribuna imperial estava ao lado do pódio, sendo ladeada por assentos de senadores e magistrados.

 

FESTIVIDADES DE INAUGURAÇÃO

 

A inauguração envolveu grandes festividades, com cem dias de jogos nas arenas. Houve batalhas navais, execuções, combates de gladiadores, luta e caça de animais (veja que algumas coisas eram bem pesadinhas).

 

Em números, apenas os jogos iniciais levaram a várias mortes. Foram cerca de nove mil animais e dois mil gladiadores.

 

Alguns dos eventos realizados tinham cenários produzidos. A inspiração de vários deles era a mitologia romana.

 

USOS DO COLISEU

 

Por quinhentos anos, o Coliseu foi espaço para entretenimento. No século V, o terremoto que atingiu Roma afetou a estrutura do Coliseu, exigindo uma restauração posterior.

 

As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C. Séculos depois, ele seria usado como base militar.

 

Alguns espetáculos que lá aconteceram incluíam animais exóticos. Esses animais eram importados da África, como: leões, panteras, elefantes, rinocerontes, girafas, dentre outros.

 

SEGUIMOS FALANDO DA ITÁLIA

 

Outro grande símbolo italiano é a bandeira nacional. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre todos os significados por trás da Il Tricolore:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A bandeira da itália ou Il Tricolore

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários