Curiosidades
Um dos ícones do Maranhão é o Guaraná Jesus. Diferente de outros refrigerantes com esse sabor, ele é adocicado, com um toque de cravo e canela e possui a cor rosa. Difícil alguém não se lembrar de algo tão diferente.
Costuma-se dizer que tomar o Guaraná Jesus é como comer uma fatia de bolo ou tapioca: está na raiz do maranhense. Quer saber como tudo isso começou? Veremos essa e outras curiosidades a seguir!
[Uma das embalagens do Guaraná Jesus. Imagem: ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Fanta Guaraná, Guaraná Laranja e mais algumas "brincadeiras"
» Mirinda Laranja e outras antiguidades
COMO TUDO COMEÇOU?
A história do Guaraná Jesus se parece com o que aconteceu com a Coca-Cola lá nos Estados Unidos, em Atlanta. A fórmula surgiu das mãos de um farmacêutico, em 1886.
Aqui no Brasil, foi um pouco mais tarde. Jesus Norberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim, cidade do interior do Maranhão, em 1891. Com quatorze anos de idade, ele se mudou para São Luís buscando trabalho.
A primeira oportunidade foi numa farmácia, onde ele aprendeu várias receitas. Ele se tornaria, inclusive, um dos primeiros farmacêuticos do Maranhão.
Depois de trabalhar muito, Jesus comprou a Farmácia Galvão e se tornou empresário. Na farmácia, havia um pequeno laboratório, onde ele desenvolveu a primeira versão do Guaraná Jesus, em 1927. Ele decidiu batizá-lo com seu próprio nome.
O acerto não veio de primeira. O refrigerante ficou um pouco amargo e os clientes não gostaram. A fórmula do sucesso é reagir no erro, então ele ajustou a bebida até chegar a sua fórmula atual.
VENDAS ATÉ A COCA-COLA
O Guaraná Jesus se tornou muito forte no Maranhão. Já em posse da família de Jesus, ocorreu a venda do guaraná para a Companhia Maranhense de Refrigerantes, que era franqueada Coca-Cola. Cabe lembrar que, no Brasil, as marcas da Coca-Cola são produzidas por fabricantes franqueadas, espalhadas pelo país.
Um dos termos para a venda seria a manutenção do refrigerante conforme feito por seu criador. Houve alguns desacertos ao longo do tempo.
Chegando ao ano de 2001, a própria Coca-Cola decidiu apostar no sucesso do Guaraná Jesus, na ideia de "aliar-se ao inimigo". Só que para conseguir concluir a transação e não haver imbróglios futuros, teve de se comprometer com a família de Jesus a manter os aspectos tradicionais da bebida.
IDENTIDADE VISUAL
Na identidade visual, o logotipo Jesus é uma reprodução da assinatura do criador do refrigerante. As cores do rótulo se baseiam, assim como o refrigerante, no rosa, ganhando toques e detalhes em azul e eventual amarelo.
LATAS E CAMPANHAS DE SÃO JOÃO
No geral, detalhes do refrigerante e sua formulação foram mantidos ao longo do tempo. Na identidade visual, fora o logotipo, as latas vão recebendo novidades, mas seguindo um padrão de cores.
Em 2008, por exemplo, foi feita uma campanha com opções de rótulos. A ganhadora foi uma arte inspirada nos azulejos coloniais portugueses típicos de São Luís.
Durante as festas juninas, são lançadas campanhas como "O sabor encantado do São João". Nelas, são lançadas artes comemorativas nas latas e chamadas para sites com cultura local, falando em temas como as artesãs maranhenses ou as lendas do Boi-Bumbá.
MARCAS REGIONAIS COCA-COLA
Desde o ano de 2001, The Coca-Cola Company tem os direitos da marca do Guaraná Jesus, e foi lançado o slogan: "O sabor de viver o Maranhão". Só que como o guaraná ganhou muita visibilidade, deixou de ser exclusividade maranhense.
Já é possível comprar em vários estados do Brasil. Pode-se citar alguns deles: Paraná; São Paulo; Alagoas; Goiás; Tocantins; dentre outros.
É uma estratégia da Coca-Cola manter algumas marcas regionais e, o Guaraná Jesus, que vai ganhando espaço no Brasil. É diferente de alguns concorrentes, que optaram durante fusões e aquisições, pela eliminação de marcas sobrepostas.
No Rio Grande do Sul, é possível encontrar Guaraná Charrua e Kuat num mesmo supermercado, lado a lado. Em Alagoas, podemos achar Fanta Guaraná e Guaraná Jesus ali próximos também. A empresa considera que cada marca atinge fatias do público, e opta por manter um maior número delas.
AINDA FALANDO DE REFRIGERANTE
Muitas vezes a gente pensa que só vinho pode ser descrito com as mais diversas palavras e sensações. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre que não é apenas o vinho:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Refrigerante também pode ser uma bebida refinada
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!