Alimentos
Um lagar é um espaço usado para a produção de alguns tipos de alimentos, com destaque para gêneros pertencentes à dieta mediterrânea: vinhos e azeites. Extrai-se o conteúdo de frutos pela espremedura.
Há menções bíblicas, inclusive, sobre esses espaços, o que de certo modo indica sua longeva existência, claro, com evoluções ao longo do tempo.
Vamos saber mais? Acompanhe informações e curiosidades ao longo deste post!
[Uma ilustração de lagar histórico. Imagem: Sputinik Brasil | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Como é feito o café solúvel?
LAGARES DE VINHOS
Um lagar é um tanque prismático de base retangular e tamanho variável, quase sempre de pedra (granito). Atualmente, há lagares de concreto, inox, ou mesmo antigos de pedra revestidos de aço inox com controle de temperatura. O mais comum é o de cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 m³.
Os lagares de vinhos estão diretamente relacionados à atividade de pisa, tão conhecida e tradicional, um dos símbolos de festa e união no movimento dos calcanhares. Para produzir certos tipos de vinhos, a pisa é fundamental porque a maceração das cascas permite extrair substâncias que dão sabor e corpo, mais intensas conforme a demora e intensidade nessa atividade.
Uma prensa poderia extrair sabores amargos ou herbáceos, indesejados. É por isso que a pisa se torna uma técnica melhor. O nível de extração é alto ao pisar sobre um chão áspero de granito.
O cacho de uvas é formado pelo engaço (famoso "cabinho") e pelos bagos de uva. Existe um dispositivo chamado desengaçadeira que remove grande parte dos engaços. Esse procedimento é necessário porque o engaço junto enquanto é feita a pisa leva a maior adstringência e amargor, exigindo mais tempo de envelhecimento para neutralizar esse efeito.
Nem todo o engaço é removido. Uma pequena parcela é mantida para conferir a adstringência necessária. A desengaçadeira possui um formato de cilindro, prendendo os bagos em furos e deixando o engaço passar.
A pisa não é contínua. Existe um momento em que ocorrem pisas de três horas e intervalos de duas, onde os intervalos permitem que leveduras atuem no mosto em fermentação. Várias outras tarefas e pisas ocorrem, e algumas vinícolas, pela escassez de mão e obra e risco, passaram a adotar pisas mecânicas ou robóticas. Vinhos mais comuns são feitos em prensas.
LAGARES DE AZEITES
A produção de azeites de oliva também exige a utilização de lagares. Existem tecnologias mais tradicionais, de países europeus como a Espanha, e até de países do Novo Mundo, como os Estados Unidos da América.
Há lagares em fazendas produtoras no Brasil. Alguns empresários chegam a fazer viagens para conhecer modelos no exterior e trazerem as melhores práticas de uso e construção para produzirem os azeites brasileiros.
A BÍBLIA E OS LAGARES
Os textos bíblicos carregam metáforas e outras figuras de linguagem para explicarem ao mundo os princípios religiosos. Dentro disso, os lagares possuem significado simbólico.
No lagar, uvas são esmagadas para produzir o vinho e as azeitonas para virarem azeite. Nesse esmagar, podemos ver o esforço, trabalho árduo e transformação. Em momentos difíceis, somos pressionados e esmagados, mas temos crescimento espiritual e amadurecimento.
O QUE É O CREMOR DE TÁRTARO?
Falando em alimentos, conheça a origem e os usos do cremor de tártaro lendo a nossa sugestão de post logo abaixo 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 O cremor de tártaro - o toque que faltava na sua receita!
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!