Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (48)

Língua Portuguesa

 

Sabe o que é onomástica? Ou Potosi? Vamos descobrir a seguir.

 

Alguma palavra está aqui na figura

[Qual será das palavras que aparece aqui na figura? Leia e descubra! Imagem: Duané Viljoen / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» TELEOLOGIA

 

» ESCORNEAR

 

» BRÔ

 

ONOMÁSTICA

 

Sabe aqueles significados de nomes que as pessoas procuram quando vão ter filhos? A Onomástica é justamente aquele ramo que estuda origens e significados de nomes.

 

PÓRFIDO OU PÓRFIRO

 

É o nome dado a uma rocha ígnea (formada por resfriamento de magma). Os fenocristais que a compõem são mais de 50 % de um volume de rocha. O aspecto é de uma rocha com partículas brancas em fundo escuro.

 

CUTISOS

 

Temos aqui um nome relacionado com a Medicina. Cutisar é deixar uma mucosa parecida com a cútis, isto é, com a pele.

 

POTOSI

 

Já ouvi dizer que havia potosi no final do arco-íris ou no baú de Forrest Fenn. Potosi, no sentido figurado, é uma grande riqueza, fácil e em grande quantidade.

 

DIADEMA

 

Diadema é um adorno com metal ou estofo, na forma de meia coroa. Reis e rainhas usavam na cabeça.

 

Ao ouvir diadema, certamente você deve ter se lembrado da cidade paulista de Diadema. Não é mera coincidência. Nossa Senhora da Conceição Aparecida era a santa da comunidade, lá em 1948, mas já nomeava outro município paulista. Diante disso, o advogado Miguel Reale propôs que a homenagem viesse pelo adorno da cabeça da santa, ou seja, Diadema.

 

CORUSQUE

 

Corusque é uma flexão do verbo coruscar, que quer dizer brilhar, cintilar, lampejar... A diferença é que é algo não intenso, e breve.

 

IRRORAR

 

Em um sentido mais restrito, irrorar é molhar com o orvalho. De maneira mais ampla, pode ser borrifar ou gotejar qualquer superfície, a qualquer hora do dia.

 

INSÍDIA

 

Nas estórias contadas pela Bíblia, várias insídias aconteceram. Dalila aprontou uma com Sansão, Judas com Jesus. Insídias são armações, ciladas, traições ou ainda a falta de lealdade.

 

MEDRAR

 

Pode parecer que é algo ruim, mas pelo contrário: não é encolher de medo, mas crescer. Medrar é o sinônimo de crescer quando falamos desde plantas até riquezas materiais.

 

MÁRCIDA

 

Márcida ou márcido é algo ou alguém caído, frouxo, murcho. É um dos antônimos de firme e forte.

 

SUDÁRIO

 

Atualmente pode ocorrer de pessoas usarem suas toalhas ou lenços, mas era comum existir um pano apenas para isso. O pano destinado a secar suor era o sudário.

 

Outro significado para sudário seria o pano que recobria pessoas falecidas. No caso de Jesus, fala-se de santo sudário.

 

PLANGENTE

 

Planger é lamentar ou mesmo chorar. A música pode ser plangente, a poesia ou até o amante não correspondido (ou o correspondido que brigara).

 

DOSSEL

 

Um dossel pode ser mais de uma coisa. Sabe aquele mosquiteiro de camas de casal ou até de bercinhos? É um dossel. Aqueles adornos de camas com aquela "cobertura"? Dossel também. Além disso, dossel pode significar cobertura ornamental de verduras e flores, a superfície formada pela copa das árvores ou uma proteção de estátuas em igrejas.

 

PALADINO

 

Paladino é um cavaleiro de caráter inabalável que luta por causas justas e pelos mais oprimidos. Seu nome seria derivado do latim palatinus, de uma das sete colinas de Roma.

 

Na História, teria sido companheiro de Carlos Magno em suas lutas. No sentido figurado, é a pessoa que defende causas com ardor.

 

BUÍDO OU PUÍDO

 

Pode ser a sua roupa preferida, já que pode ter ficado muito gasta com tanto uso. O adjetivo buído ou puído pode ser algo lustroso também.

 

INGENTE

 

Ingente pode ser gente, pode não ser. Ingente é um adjetivo para algo enorme, muito forte ou de som muito intenso.

 

PENHA

 

Penha é uma rocha, penhasco, penedo ou montanha, saliente e de grande dimensão. É uma palavra de origem hebraica.

 

FADÁRIO

 

Fadário é aquele destino que se acredita ser traçado por um ser superior e que não pode ser mudado pela própria pessoa. Seria um sinônimo de fado ou vida difícil, dolorosa.

 

IMOTO

 

Se a moto se mexe, em contraponto, imoto é algo imóvel, que não possui capacidade de se mexer. A palavra tem origem no latim immõtus.

 

SEMPITERNO

 

Assim como imoto, sempiterno parece muito com seu significado. Deus é sempiterno. Olhando para trás, é tudo que é muito antigo e perdura por muito tempo. Olhando para a frente, é algo que é eterno.

 

CAMPA

 

A campa seria a laje, pedra ou onde um morto é sepultado. Também é o nome que se dá a um pequeno sino. Campainha nada mais seria do que um diminutivo.

 

LASSO

 

Algo lasso é que está frouxo, distendido. Também pode ser um adjetivo para alguém cansado, fatigado, que não se preserva como o carteiro Jaiminho. Também pode se referir a uma pessoa devassa, de moral mais frouxa e com maus costumes.

 

EXANGUE

 

Pode pensar que seria alguém com "ex-sangue". Exangue seria aquela pessoa que perdeu muito sangue após algum ferimento.

 

URZES

 

Urzes são flores que nascem em terrenos silicosos e pobres em calcário. Elas vêm em cores rosa ou violeta.

 

TORTULHO

 

Será que é algo que não está no prumo ou que tem curvas? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra mais esse significado:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 E tortulho, o que significa?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

 

Postar um comentário

0 Comentários