Você já viu o Jotalhão por aí?

 Curiosidades

 

Jotalhão é um simpático elefante verde que faz parte da Turma da Mônica. Mesmo que você não tenha visto algum gibi, livro ou até mesmo nas redes sociais, pode ter visto mesmo assim o Jotalhão em sua casa! Vamos entender melhor ao longo do post como que isso aconteceu.

 

Nosso querido Jotalhão

[O nosso simpático e fortão Jotalhão. Imagem: Dentro da História - Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A fessora

 

» Um novo jeito de ler quadrinhos

 

» De onde vieram as personagens da Turma da Mônica?

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CICA E DO EXTRATO ELEFANTE

 

A Cica era uma empresa brasileira fabricante de produtos alimentícios, cujo logotipo tinha um elefante. Mais tarde, a empresa lançou uma linha de extratos de tomate com o nome de Elefante.

 

Conforme conta com mais detalhes o blog Mundo das Marcas, a logo da Cica mudou e o elefante ficou sendo apenas o símbolo e nome do extrato de tomate. Era um elefante com traços realistas, não tão simpático.

 

Numa mudança da embalagem do produto, o Jotalhão assumiu como elefante-propaganda e nunca mais saiu. Ele esteve na lata, copo, caixa e potinho, afinal "num elefante cabem muitos ingredientes"...

 

Mais tarde, com vendas para empresas como Unilever e após para a Cargill, o extrato mudou além da embalagem como de nome. Já foi Cica Elefante, Knorr Elefante e hoje se chama apenas Elefante, que é o nome que chama a atenção e está na lembrança das pessoas. 

 

QUANDO O JOTALHÃO VIROU O ELEFANTE-PROPAGANDA DA MARCA?!

 

O Jotalhão não nasceu elefante-propaganda. Ele começou como um elefante cor-de-rosa e depois ficou verde. Além disso, por conta de uma menção ao extrato de tomate nas estórias, acabou assumindo mais essa função.

 

Em vários jornais existe uma página com tirinhas ou pequenas histórias em quadrinhos. Na Folha de S. Paulo, numa tira do Cebolinha, ele perguntava por que a Mônica levava um elefante pela tromba. "Não sei, não... mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate!..."

 

Era uma menção ao extrato Elefante. Não foi a única vez que foram feitas menções a marcas e personagens por aí: já houve teste à armadura do Homem-De-Ferro, programas globais em trocadilhos e muito mais.

 

Dessa vez, porém, não passou apenas na brincadeira. Enio Mainardi, publicitário, era responsável pela agência Proeme, detentora das contas da Cica na época. Ao ver a tira, ligou a Maurício de Sousa solicitando autorização para fazer uma campanha em cima dela.

 

Além da campanha, Jotalhão passou a estampar as latinhas do extrato de tomate. Sua voz na TV foi dublada pelo ator Túlio de Lemos.

 

E O JOTALHÃO ALÉM DO EXTRATO DE TOMATE?

 

Jotalhão era famoso e ficou mais com o extrato elefante. Não é apenas nas latas que ele aparece: está em livros, brinquedos e promete até aparição nos cinemas, segundo seu criador, Maurício de Sousa.

 

Em "Jotalhão: Um elefante Nunca Esquece do Quê?", nosso famoso elefante acordou com um lenço vermelho atado à tromba. Mesmo com a fama de não esquecer de nada, o lapso de memória do nosso elefante foi tema desse livro de 2009.

 

Nos HQs da Turma da Mônica, Jotalhão também aparece com toda a graça. Na estória "A toca Entupida" do livro de HQs Cebolinha 107 (1981, editora Abril), por exemplo, Jotalhão acaba caindo sem querer sobre a porta da toca do Coelho Caolho e foi aquela confusão.

 

POR QUE JOTALHÃO?

 

A explicação vem da década de 1960. O Jotalhão foi criado para o então Jornal do Brasil, de Alberto Dines. Seria uma referência ao "J" de "Jornal". Apesar dessa ideia, não foi no Jornal do Brasil, mas na Folha de S. Paulo que o Jotalhão foi aparecer.

 

DO EXTRATO DE TOMATE À EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

Para comprar o extrato de tomate ou qualquer outra coisa, é preciso pensar nas finanças da casa. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente fala sobre um livro da Turma da Mônica que aborda de forma lúdica esse tema:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como cuidar do seu dinheiro

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários