Como cuidar do seu dinheiro

 Literatura

 

Todos concordam que educação financeira é um tema muito importante, a ser aprendido desde cedo, mas, e se isso for feito por quem entende de crianças e por quem entende de dinheiro? Essa foi a proposta que deu origem ao livro “Turma da Mônica e Priminho: Como cuidar do seu dinheiro”. Vamos saber mais sobre esse livro?

 

 

A capa do divertido livro
[Capa desse livro. Imagem: Amazon / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O sítio do pica-pau amarelo

 

» O pequeno príncipe

 

» Você sabe qual moeda se usa em cada país?

 

COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA É ABORDADA NA ESCOLA OU EM CASA?

 

O ensino básico se esforça para passar todos os conceitos básicos das mais diversas áreas do conhecimento, nem sempre fazendo amarrações com outras etapas da vida. Aprende-se como calcular taxas de juros simples e compostos, mas falta essa amarração aos empréstimos e rendimentos.

 

Alguns conceitos são básicos, como se gastar menos do que se tem (o famoso “receita menos despesa” não deve virar um número negativo), mas nem todos os jovens, ou nem mesmo os seus familiares, conseguem enxergar isso. Não é preciso criar uma disciplina de educação financeira na escola para dar essas ideias, mas permear no conteúdo curricular, junto com o restante.

 

Outro passo é investir em educação financeira pela leitura acessível às crianças. Essa foi a proposta que deu origem ao livro “Turma da Mônica e Priminho: Como cuidar do seu dinheiro”.

 

QUEM CONTRIBUIU COM O LIVRO?

 

Maurício de Sousa deu vida à turma da Mônica em várias aventuras, inclusive a que estampa esse livro. Ele trabalha há muitos anos como cartunista e sabe como ninguém criar e despertar sonhos.

 

Nesse livro, além de Maurício, há a autoria de Thiago Lolkus Nigro, o famoso “Primo Rico”, aqui apelidado de priminho. Ele possui uma extensa atuação no mundo do mercado financeiro, promove cursos para adultos e, com esse livro, passa a falar de forma lúdica para crianças também.

 

QUAL A PROPOSTA?

 

O livro é para crianças mesmo, começando do zero. A proposta inicial é dizer o que o dinheiro significa: algo que se usa para trocar por objetos ou como instrumento para realizarmos nossos sonhos e desejos. Depois vêm as dicas e exercícios para entender sobre juros, empréstimos e investimentos. Também vem algo bem importante: entender o que é caro ou é barato: o mesmo preço pode ser caro ou barato a depender do que você está comprando.

 

Foi uma ideia genial trazer a Turma da Mônica ao mundo da educação financeira, sem neuras e de forma simples. Além da parceria com Thiago Nigro, Maurício de Souza já criou outros livros infantis bem legais e com gente muito conceituada, como Paulo Vieira, PhD, com “O poder da ação”, onde ideias como autorresponsabilidade, a gratidão e o foco são cultivadas.

 

FALANDO MAIS SOBRE FUTURO E SONHOS

 

Outro livro bem legal para o público infanto-juvenil é “O Tesouro de Bresa”. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo mais sobre ele:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O Tesouro de Bresa

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários