O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde

 Literatura

 

"O Fantasma de Canterville" é um conto que foi escrito por Oscar Wilde e que mistura diversos elementos para uma boa estória: personagens, magia e reflexões curiosas. Vamos saber mais sobre esse conto?!

 

Uma maldição indicada na capa

[Uma das várias capas do livro. Imagem: Ciranda Cultural | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Dez curiosidades sobre Sherlock Holmes

 

» O livro de Urântia

 

» Fascínio Carmim

 

QUANDO FOI ESCRITO?

 

A escrita data o final do século XIX, próximo à abolição da escravatura e proclamação da República no Brasil. O conto foi publicado na "The Court and Society Review" em 23 de fevereiro e 2 de março de 1887, em duas partes.

 

CRIANÇAS QUE APRONTAM COM TUDO

 

O conto, ao falar de fantasma, parece ser uma estória assombrosa, mas na verdade é de fundo humorístico. Seria quase aquela ideia de Gasparzinho, fantasminha camarada, quanto à ideia de humor.

 

O famoso fantasma era acostumado a assombrar todos os moradores de uma casa. O problema é que chegou uma nova família e os gêmeos passaram a sabotar e aterrorizar o fantasma.

 

Esses moleques em nada se assustaram com o fantasma do Sir. Simon de Canterville. Em 1565, Simon assassinara a esposa e ficou com uma maldição de viver naquela casa (Canterville Chase) e assombrá-la.

 

Ele usava vários disfarces e se transformava numa antologia viva de personagens. Nada de seu repertório adiantou. As pessoas o viam e não se assustavam.

 

O humor reside justamente aqui, nesse fantasma paspalhão. Há toques de crítica à sociedade vitoriana também. Algumas pessoas consideram que seja um conto infantil, mas na opinião de quem vos escreve, o Mestre Blogueiro, o conto seria melhor compreendido e até agradável para jovens e adultos, visto que crianças podem achá-lo muito extenso.

 

UMA PROFECIA

 

Não dependia do fantasma continuar na sua vida eterna de assombrações, mas ele precisava de alguém para libertá-lo. Esse ponto dá o fechamento à estória, numa profecia escrita na própria mansão Canterville Chase. Leia o livro e descubra como tudo aconteceu.

 

ONDE LER O LIVRO?

 

Falamos em leitura, mas aí você se pergunta: onde achar esse livro? Há várias opções.

 

Existe uma versão de O Fantasma de Canterville da Editora Nova Fronteira vendida na Amazon. Livrarias diversas e ebooks também estão disponíveis.

 

Para quem gosta de filmes, existe também uma versão audiovisual (The Canterville Ghost), dirigida por Jules Dassin, com roteiro de Edwin Blum. O filme data de 1944 e tem 1 h 35 min de duração.

 

 

O MEDICO E O MONSTRO

 

Outra indicação de ficção é "O Médico e o Monstro". Não tão amigável e divertido, mas igualmente surpreendente. Confira mais detalhes na nossa sugestão de post a seguir👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários