Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (46) – especial Filosofia

Língua portuguesa

 

A Filosofia é uma ciência que busca responder a questões como o que somos ou qual o sentido da vida. No meio do caminho para essas respostas, muitas outras perguntas e palavras surgem. Vamos conhecer algumas delas?

 


Aristóteles e outros filósofos
[Alguns bustos de filósofos. Imagem: morhamedufmg | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» RITORNELO

 

» CUCARACHA

 

» OVELHA-NEGRA

 

CONSERVADOR

 

O conservador acha que, se houver mudança, que seja lenta e gradual, não uma revolução, cujas consequências podem ser sérias. Ele acha que o homem é naturalmente mau, e é contido por forças como as Leis, Polícia ou a Religião.

 

NIILISMO

 

Essa corrente da filosofia tem seu nome vindo do latim nihil ou nada. É a ideia de dizer não ao mundo real e preferir um mundo imaginário e perfeito, transcendente. Algumas figuras contrárias foram Friedrich Nietzsche e Dostoiévski.

 

Dentro do niilismo, nada teria valor. Não se deve respeitar tradições, leis, princípios morais porque não há motivo para tanto. 

 

HERMENÊUTICA

 

A hermenêutica está na interpretação de texto, em saber o que o autor quis dizer com aquele texto.

 

PLATONISMO

 

Platão (427 - 347 a.C.) acreditava no mundo das coisas reais e das ideias, sendo o primeiro a sombra do segundo, e o mundo das ideias o único verdadeiro. O Platonismo prega, também, a imortalidade da alma.

 

ESTOICISMO

 

O Estoicismo lança a ideia de que o mundo é governado por uma força divina, e ela está na natureza. Assim sendo, mesmo que implique em dor ou sofrimento, deve-se valorizar o desapego do desconforto, para encontrar a verdade.

 

EPICURISMO

 

O Epicurismo é o ideal de viver bem, sem medo, sem dor e com poucas expectativas, abstendo-se de grandes prazeres (que não podem ser mantidos com o tempo). O nome vem de seu idealizador, Epicuro (340 - 270 a.C.).

 

TRANSCENDÊNCIA

 

A transcendência seria a condição de acreditar que Deus está à parte do mundo, isto é, o transcende.

 

VERDADE

 

Ela seria um dos objetivos da Filosofia. Problema é chegar até ela e ser determinístico.

 

PÓS-MODERNIDADE

 

Uma linha filosófica de quebra aos padrões da modernidade, na opção de coisas que sejam ou aparentem ser únicas. Isso pode ser um roteiro alternativo de viagem, músicas fora de moda ou preferir se comunicar por carta talvez.

 

MATERIALISMO

 

Materialismo é uma visão de mundo que entende e aceita como ele é, sem utopias ou expectativas. É como dar de ombros mesmo na realidade mais difícil.

 

METAFÍSICA

 

Houve algumas confusões com o termo, principalmente pelos romanos, que entenderam que seria algo além do mundo físico. Na organização dos livros de Aristóteles por Andrônico de Rhodes, seriam os livros depois da Física.

 

IMANÊNCIA

 

Se a transcendência é achar que Deus está em outro plano, a Imanência acha que ele está no mesmo plano, em todas as coisas. A imanência vê Deus na natureza, nos ares e em tudo o que nos cerca, e enxerga uma grande beleza. É da época de Tales de Mileto.

 

ILUMINISMO

 

A corrente iluminista vem dos séculos XVI e XVII. Newton, Kepler e Galileu fizeram descobertas científicas e o mundo passou a ser iluminado pela razão, pelo conhecimento científico, por onde o mundo é explicado.

 

HUMANISMO

 

Até o século XVI, havia a linha de pensamento do teocentrismo, representada nas artes, Literatura e na vida em geral. Depois, o ser humano entrou no centro de tudo, gerando mudanças de comportamento: a identificação da infância como um tempo distinto, a valorização da vida desde o começo, a ideia da ascensão social ser possível.

 

ÉTICA

 

A ética parte da definição do que é certo ou errado. O problema é que a noção de certo ou errado muda com os valores da sociedade. Os gregos achavam que o ser humano precisava se integrar ao meio ambiente, usando as Leis da natureza para pautar a ética. Pensando em seres mais fortes e mais fracos, no entanto, escravidão se torna algo aceitável, o que não condiz com a ética atual.

 

CINISMO

 

Vem do grego cyon, que significa cachorro. No cinismo, honestidade é o único valor, no mais a tradição, família, costumes, higiene e todo o resto de nada valem. A ideia é valer como a natureza manda, como um vira-lata.

 

CARTESIANISMO

 

Veio de René Descartes, onde tudo que se pensava até então seria posto em dúvida e o que fosse afirmado precisaria ser provado. A forma com que a ciência funciona vem dessa linhagem filosófica, inclusive. Não basta acreditar do que vem de autoridade ou religião, por mais consagrado que pareça.

 

MODERNIDADE

 

É aquela ideia que surgiu após imperarem as filosofias de que o homem é central no mundo. Com o uso da razão, a mudança deveria conduzir a algo melhor do que atualmente existe.

 

TEORIA

 

Essa palavra vem do grego to theion, ou "eu vejo o divino". Uma teoria é uma simplificação da realidade, necessária para entender alguns fenômenos, ou até mesmo ser viável trabalhar com eles com ciência e aprendizado.

 

UTOPIA

 

Thomas Moore (1478 - 1535) inventou o termo utopia, nome de um livro em que existia uma ilha onde tudo era perfeito. Não só uma ilha, mas coisas irreais pela perfeição são atualmente chamadas de utopias.

 

E PELICA, O QUE É?

 

Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra também o que significa “pelica” e outras palavras:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Descubra mais essa e outras palavras

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários