Cultura e comportamento
A superdotação é um conceito complexo e intrigante como as pessoas que a têm. Muito se discute sobre como descrever e avaliar a superdotação, e como saber quando alguém possui as altas habilidades.
Ao longo deste post, vamos discutir um pouco mais sobre esse assunto. Vamos trazer informações da Mensa ("mesa", em latim, nome da organização mundial de pessoas de alto QI, com uma subdivisão brasileira).
[Uma pessoa que pode ter altas habilidades | superdotação, curiosa e estudiosa. Imagem: Jess Foami | Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que seria a antifragilidade?
» E se eu sair fora do padrão?
COMO SE DEFINE A SUPERDOTAÇÃO?
Existem diferentes formas de definir a superdotação. A teoria dos três anéis, de Joseph Razulli, aponta:
× Habilidades cognitivas acima da média.
× Altos níveis de motivação / engajamento.
× Elevados níveis de criatividade.
A pessoa superdotada seria uma interação entre os três anéis. Outra forma de definir seria mediante um teste que quantifica as habilidades pessoais e é aplicado por profissionais especializados, da área de Psicologia.
Esse teste é de Quociente de Inteligência ou QI. Na escala do QI, pessoas entre 115 e 129 estão acima da média e de 130 a 144 são superdotados.
PROBLEMAS DE SOCIALIZAÇÃO X OUTRAS CONDIÇÕES CLINICAS
Para pessoas com altas habilidades, o desafio é o mesmo que para outras crianças, pois é preciso estimular o crescimento e propor desafios. Por outro lado, ele se torna maior porque a escola pode ser pouco, mesmo quando é desafiadora para as crianças que não pertencem a esse grupo.
Além da falta de desafio e estímulo, podem surgir problemas de socialização mais intensos. A Mensa ressalta, no entanto, que não se pode confundir com problemas de outras fontes, como quadros de TDAH, TEA, etc.
OS PEQUENOS GÊNIOS
As altas habilidades podem ser, ao mesmo tempo, uma dificuldade e um espetáculo aos olhos, existindo essa dualidade. Para ter uma visão disso, basta acompanhar o quadro ou ver alguns vídeos no Globoplay dos "Pequenos Gênios", quadro do Domingão com Huck.
Crianças e adolescentes conseguem memorizar grandes sequências, fazer contas ou soletrar em ordem de inversa, de maneira muito rápida. Também mostram seu lado humano e de superação diante da vitória ou da derrota, dentro da competição.
MENSANS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS
Os membros da Mensa são chamados de mensans. No site da entidade, são listados alguns nomes de personalidades que fazem parte, como:
× Lucas Di Grassi (piloto);
× Fábio Luiz Lopes de Magalhães (diplomata);
× Pierluigi Piazzi (professor e escritor);
× Leandro Leite Leocádio (escritor);
× Alexey Dodsworth (escritor);
× Eduardo L’otellier (CEO da startup Getninjas);
× Alberto Delisolla (hipnotista).
No mundo, outros nomes famosos são citados, como:
× Arthur C. Clarke (escritor de ficção);
× Isaac Asimov (escritor de ficção científica);
× Scott Adams (quadrinista);
× Markus Persson (Minecraft);
× John Mcafee (TI);
× Geena Davis (atriz);
× Tim Berns Lee (inventor da internet)
× Dan Gerhard Brown (escritor, autor de livros como "O símbolo perdido", "O código da Vinci", "Anjos e Demônios" e outros).
PERCENTUAIS DA POPULAÇÃO COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
As estimativas apontam números entre 2, 3 a 5 % da população. Tais dados parecem pequenos, mas já levam a pensar que muitas pessoas podem ter altas habilidades e nunca terem o estímulo necessário para se desenvolverem plenamente.
E SOBRE O MINDSET DE TODAS AS PESSOAS
Para crescer em habilidades, é preciso desenvolver a mentalidade ou, em inglês, mindset. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre esse tema, importante tanto para as pessoas com superdotação, como para os demais:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!