5 maneiras de otimizar seu conteúdo usando assistentes de inteligência artificial

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Já pensou em como ferramentas de automação e assistentes de inteligência artificial podem simplificar a sua rotina? Descubra cinco maneiras de otimizar o seu conteúdo e engajar ainda mais com o seu público.

 

Vamos combinar: não há mais como fugir da inteligência artificial. Não estamos falando aqui da tomada de emprego dos profissionais pelas máquinas, nem mesmo uma luta entre robôs e a raça humana - como os filmes de ficção mostram muito bem.

 

Entretanto, criações como a inteligência artificial (IA) estão tão inseridas no cotidiano que a vida é mais complicada se vivermos sem. Imagine escrever um conteúdo sem a opção de realizar pesquisas rápidas em ferramentas de busca, ou ainda, tentar criar textos de qualidade sem saber quais são os interesses do seu leitor.

 

Existe um mundo de possibilidades a ser explorado dentro da inteligência artificial. Então ficar de fora pode ser o movimento que vai acabar com o seu jogo. Afinal, é por meio da IA que as empresas conseguem obter resultados cada vez melhores.

 

Sabe como isso acontece? Por meio da otimização do seu conteúdo, automatização de tarefas, identificação de insights e a proposta de uma experiência mais personalizada ao seu público, e esses são apenas alguns dos traços.

 

Quer entender mais sobre o papel da IA e como ela pode servir de apoio para melhorar a qualidade do seu trabalho? Continue a leitura!

 


Produzir conteúdo é tarefa complicada, mas pode ser bem mais fácil com IA
[Criação de conteúdo é um desafio que pode ser facilitado com o uso das ferramentas de inteligência artificial]


 

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O QUE É UM CONTEÚDO GERADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

 

A inteligência artificial é um campo que se concentra no desenvolvimento de sistemas com habilidade de realizar tarefas que simulam a inteligência humana. Ela usa recursos como a compreensão da linguagem, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e tomada de decisões.

 

A IA usa uma variedade de técnicas. Algumas delas são o aprendizado da máquina e processamento de linguagem para treinar modelos de computadores. Esses modelos podem ser usados para prever resultados, detectar padrões e propor soluções com base em novos dados. Impressionante, não é?

 

Um bom exemplo é o sistema do Gmail, que sugere o que você pode dizer e aprende com base na sugestão que você escolher. Assim, não é necessário depender de um programador humano para regular as regras e funções. Afinal, os sistemas mais sofisticados aprendem sozinhos a se otimizar de acordo com as respostas do usuário.

 

Contudo, em ferramentas de IA como o ChatGPT e o Midjourney, populares na área de textos e imagens, é necessário primeiramente uma interação humana. A partir dela, é possível dar comandos para a ferramenta, que vai escrever ou gerar resultados a partir de determinado assunto. Nesse sentido, a IA pode influenciar muito na sua estratégia de marketing e produção de conteúdo.

 

Essa tecnologia auxilia os profissionais na condução de uma análise detalhada de dados da web. Isso acelera o ritmo da produção de conteúdo e impacta campanhas por meio da personalização. Sem contar que a IA é ideal para automatizar tarefas de rotina. Dessa forma, criadores de conteúdo podem dedicar mais tempo a um trabalho de qualidade.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA: UM APOIO NA CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS

 

Agora que já falamos sobre o que são os conteúdos gerados por IA, vamos passar para o próximo passo. Chegou o momento de falar sobre como as ferramentas podem apoiar na construção dos seus conteúdos.

 

Uma inteligência artificial pode ser responsável pela geração de diferentes tipos de conteúdos. Alguns exemplos são:

 

* textos;

* imagens;

* vídeos;

* conversão de áudio em texto.

 

Quando pensamos na produção de textos, existem ainda mais oportunidades de apoio da inteligência artificial na hora de otimizar a sua escrita. É possível contar com ferramentas para planejar a produção de conteúdo, legendas de posts em mídias sociais, briefing e listas de ideias, entre outras opções. Além disso, as ferramentas podem ser excelentes aliadas ao quebrar o bloqueio criativo e produzir conteúdos em massa. O GalilAI, por exemplo, é uma ferramenta que funciona como assistente de escrita, atuando na geração de conteúdo de forma eficiente e criativa.

 

Mas o que essas ferramentas podem realmente fazer por você? Separamos aqui cinco benefícios de contar com a ajuda da inteligência artificial no marketing. Vamos começar?

 

1. Personalização de conteúdos para clientes

 

A IA pode ser usada para criar experiências de compra personalizadas, tudo baseado em dados do comportamento do seu cliente. Ela ajuda a identificar os interesses específicos dos usuários e customizar o conteúdo de acordo com esses tópicos. Isso ajuda a aumentar as taxas de conversão e fidelidade dos clientes.

 

2. Produção de conteúdo escalável

 

Uma das funções mais essenciais da IA no marketing de conteúdo é a própria geração de conteúdo. Os profissionais podem obter ajuda de softwares de criação para escalar a sua produção.

 

Ferramentas como GalilAI e ChatGPT geram conteúdos até dez vezes mais rapidamente e mantém a qualidade. Essas ferramentas têm capacidade de criar textos com dados relevantes sobre o assunto, gerar ideias e muito mais.

 

3. Aumento de conteúdos interativos

 

O consumo de conteúdos interativos tem se tornado cada vez mais comum, isso porque possibilita situações mais divertidas e com uma experiência personalizada. Vídeos, quiz, jogos e experiências imersivas em realidade aumentada tendem a ganhar o coração da audiência.

 

O papel da IA possibilita que o usuário escolha diferentes caminhos que impactem o resultado final. Ainda, permite que as empresas coletem dados de preferência dos usuários. Dessa maneira, é possível personalizar futuras experiências.

 

4. Previsão de tendências de conteúdo

 

Prever as tendências do mercado e eficácia das campanhas de marketing são tarefas que também podem ser otimizadas com o uso de inteligência artificial. Isso pode ajudar as empresas a planejar as suas estratégias de marketing com mais eficiência e alcançar maior precisão. Tudo porque consegue prever o comportamento e necessidade dos usuários.

 

5. Curadoria de conteúdo

 

O ato de pesquisar e compartilhar conteúdo de valor para o seu público é conhecido como curadoria de conteúdo. O objetivo é fornecer informações relevantes e significativas para a sua audiência. Além disso, refina as suas estratégias e campanhas de marketing.

 

Mas com a internet repleta de informações, como saber o que pode ser mais relevante e o que é bobagem? Simples, com ajuda da IA! A inteligência artificial detalha os dados mais importantes para oferecer a melhor combinação de conteúdo, atuando na curadoria do assunto.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IA NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

 

Depois de observar todas as possibilidades que a inteligência artificial pode oferecer dentro da otimização de conteúdo, é possível ver que existem vantagens e desvantagens ao longo do processo. Para ficar mais fácil de visualizar cada uma delas, criamos uma lista. Assim, você consegue ver os pontos positivos e negativos sobre a produção de conteúdo com o uso de IA.

 

 

Vantagens

1. Consistência

 

Os textos produzidos por inteligência artificial são consistentes e podem seguir direcionamentos específicos de estilo e tom de voz. Para isso, basta inserir no comando, contando com um resultado conforme o seu pedido. Isso ajuda a manter a marca e identidade da empresa.

 

2. Eficiência

 

A inteligência artificial pode criar grandes volumes de texto em um curto espaço de tempo. Essa vantagem é útil em tarefas que envolve o processamento de grandes quantidades de dados, algo complexo de fazer de forma manual.

 

3. Redução de custos

 

A IA tem capacidade de auxiliar na redução de custos com a produção de conteúdo. Com ela, já não é necessário contratar muitos redatores para criar um grande volume de texto.

 

Desvantagens

1. Viés

 

Com o uso de inteligência artificial, é possível haver uma reprodução ou amplificação de falas preconceituosas e estereotipadas presentes nos dados de treinamento ou programação. Por isso, é sempre necessária uma revisão final do conteúdo recebido.

 

2. Falta de controle

 

Caso a IA for usada para reproduzir textos automaticamente sem revisão de um redator, pode existir uma falta de controle sobre o conteúdo produzido, possibilitando repercussões negativas sobre a imagem da empresa.

 

3. Dependência

 

O uso exclusivo e dependente da IA na criação de textos pode deixar a empresa vulnerável. Isso inclui falhas técnicas, como bugs ou problemas de segurança.

 

OTIMIZANDO SEU CONTEÚDO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

A gente já descobriu que ter conteúdo de qualidade é um dos principais pontos para atrair e fidelizar o seu público, e incorporar a otimização da produção de conteúdo por meio da IA vai criar mais do que uma geração escalável de textos. Além de ter sempre conteúdo à disposição, também pode propiciar os melhores resultados das estratégias de marketing.

 

Assim, ao adotar a inteligência artificial de forma estratégica e consciente, torna-se mais fácil destacar-se em um mercado competitivo. E aí, está preparado para começar a otimização do seu conteúdo?

 

TESTAMOS O CHATGPT, E O QUE ENCONTRAMOS?

 

Como vimos, existem diversas ferramentas de inteligência artificial. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conferir um teste que fizemos com uma delas, o ChatGPT, da OpenAI:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Usando o ChatGPT da OpenAI: as informações dadas são confiáveis?

 

 

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