Jogos
O jogo das sete famílias é mais um divertido jogo de baralho onde sorte e estratégia ficam juntas, mas que não permite mentir. Ele pode ter algumas variações quanto ao número de cartas e de jogadores, mas a ideia principal é a mesma: formar a família juntando as cartas. Vamos saber ou relembrar as regras do jogo?
[Algumas cartas de um jogador. Imagem: Meeple Divino / Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que é o Wordle? E o Nerdle?
» Por que montar quebra-cabeças?
» O que é um jogo do tipo RPG?
COMO FUNCIONA?
Um baralho pode servir para dois a seis jogadores. O ideal é não serem apenas dois, mas muitos jogadores não são possíveis.
Como todo jogo de cartas, cada jogador recebe algumas cartas de começo, embaralhadas (sete, neste jogo). Depois, cada um vai perguntando se a outra pessoa não possui um integrante X daquela família. Caso sim, você troca de carta com o outro participante.
O jogador deve trocar de carta com o adversário, se possuir a carta desejada e se o adversário tiver pelo menos uma carta da família que está pedindo. Caso esse adversário não tenha, é preciso pegar da pilha de cartas que sobraram.
Se a carta é desejada, o jogador pode pedir novamente a algum adversário. Caso isso não aconteça, é a vez do próximo jogador.
Ao completar a família, é preciso dispor as cartas em frente de si. Esse é o sinal para os demais, e ganha quem completar mais famílias, ou por primeiro se forem muitos jogadores.
SÃO QUANTAS CARTAS?
O número de cartas pode variar. Pode haver baralhos com trinta e cinco cartas e duas de instruções (famílias de cinco) ou de quarenta e duas cartas (famílias de seis).
EM QUE PAÍS QUE SURGIU?
O jogo das sete famílias é originário da França, no século XIX. Alguns baralhos, inclusive, divulgam que, além do entretenimento, seriam uma ótima forma de aprender e praticar o francês.
Já é um jogo de domínio público. Há quem aponte semelhança com o jogo "happy families", de origem britânica.
VERSÕES DA ARTE À BRASILIDADE
A ideia do jogo se espalhou pelo mundo. Quando falamos em família, muitas são possíveis: pessoas do mundo da arte, famílias diversas (incluindo mães solo, casais homoafetivos e outras ideias, num baralho criado no Brasil), famílias de animais, personagens de desenhos animados...
Versões antigas, lá da década de 1960 ou ainda mais atrás já apareciam não só com personagens, mas com um pano de fundo entre cartas que se completa, formando um único cenário.
Na figura abaixo, vemos um modelo de baralho francês:
[Um baralho antigo completo, com todas as famílias. Imagem: The World of Playing Cards / Reprodução] |
DE ONDE VEIO O JOGO-DA-VELHA?
Você sabe dizer por que o jogo-da-velha se chama assim? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente te conta o porquê disso:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Por que o jogo-da-velha se chama jogo-da-velha?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!