O que é Wordle? E Nerdle?

Jogos

 

Um dos jogos propõe a adivinhação de palavras e o outro de operações matemáticas. Uma das mais novas versões do jogo Wordle é o quebra-cabeça voltado para os fãs de números, o Nerdle. Trata-se de um passatempo que tem o objetivo de adivinhar uma operação matemática, enquanto o seu motivo de inspiração, o Wordle, é um jogo de adivinhação de palavras que viralizou nas redes sociais. 

 

O Wordle é um jogo de palavras baseado na web e desenvolvido pelo engenheiro de software Josh Wardlepor. Os jogadores têm seis tentativas para adivinhar uma palavra de cinco letras. O feedback é dado para cada palpite, na forma de ladrilhos coloridos, indicando quando as letras correspondem ou ocupam a posição correta. Ele foi vendido ao The New York Times e também ganhou versões em outras línguas como o "Termo", em português.

 

Em pronunciamento nas redes sociais, os criadores do Nerdle, por sua vez, contam que o intuito por trás da criação é aproveitar a popularidade do Wordle e tornar a matemática mais acessível por meio de uma atividade que faça a área parecer menos assustadora, até mesmo para aqueles que não são muito familiarizados com ela.

 

Quem gosta de números, de exercitar a mente, quer trabalhar ou já trabalha com exatas pode se familiarizar com operações mais simples por meio do jogo Nerdle. Assim, é possível estar preparado para lidar com questões que envolvem conceitos matemáticos mais complexos, como "produto misto", entre outros tantos.

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» 2048

 

» Vamos montar um quebra-cabeças?

 

» Game oldies

 

COMO FUNCIONA O WORDLE?

 

A cara do Wordle
[A interface do aplicativo. Imagem: Wordle / Reprodução]

 

Viral na internet, principalmente no Twitter, o Wordle é um game de adivinhação de palavras. Para rodá-lo no navegador não é preciso baixar programa algum. O nome vem do termo em inglês "word", que significa "palavra". O modo de funcionamento da dinâmica é semelhante ao jogo de forca brasileiro.

 

Basta visitar o site oficial para entrar na brincadeira. O participante deve adivinhar uma palavra por dia em seis tentativas. As regras indicam que, a cada palpite, a cor dos quadrados muda para mostrar se houve acerto ou erro na tentativa. Por exemplo, quando a letra está correta, inclusive em termos de posição, o ladrilho fica verde; quando ela está correta, mas na posição errada, o espaço fica amarelo; e quando a letra está incorreta, o quadro fica cinza.

 

Em busca de descobrir porque o jogo se tornou tão popular, alguns sites especializados consideram que a resposta esteja na simplicidade da brincadeira. Isso porque o game é fácil de jogar, rápido e não ocupa espaço nos computadores e celulares. Como os jogadores podem compartilhar os seus resultados e comparar com o de participantes do mundo todo, as competições também são motivo a mais para a empolgação.

 

COMO FUNCIONA O NERDLE?

O Nerdle
[A interface do aplicativo. Imagem: Nerdle / Reprodução]

 

As regras do Nerdle são parecidas com as do Wordle. O participante tem uma operação matemática sempre com o mesmo tamanho e algumas chances para adivinhar a sequência. No Nerdle, são oito quadradinhos que correspondem a números, ao sinal de igualdade e aos sinais das quatro operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

 

Se no Wordle a ideia é adivinhar uma palavra e selecionar as letras que têm a ver com aquela formação, no Nerdle, a proposta é criar uma equação que faça sentido e não apenas digitar os caracteres de modo aleatório. Essa equação pode ter mais de uma operação.

 

O visual do Nerdle também conta com a ajuda das cores para dar pistas sobre as tentativas. Quando os quadrados ficam verdes, eles indicam que os caracteres estão certos e no local correto. Caso o espaço fique roxo significa que o número está presente naquela equação, mas na posição errada. Já quando o caractere não está presente, o ladrilho fica preto.

 

Para se aventurar no Nerdle não é necessário ter conhecimento avançado em matemática, apenas conhecer os números e as operações básicas.

 

EXERCITE A ADIVINHAÇÃO DE PALAVRAS

 

Se o Wordle tem uma interface para adivinhar palavras em inglês, o Blog do Mestre também tem a sua seção de adivinhação. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, conheça a nossa seção “Adivinhe a palavra”:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Adivinhe a palavra

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários