Luz ao ar livre na fotografia

Arte

 

Compreender a luz é uma habilidade essencial quando se trata de dominar a arte da fotografia, nessa matéria vamos trazer dicas, configurações testadas nas melhores câmeras profissionais e também três sites incríveis para ajudar na edição das imagens. Seja luz externa ou luz ao livre na fotografia, entenda a importância da luminosidade na fotografia, bem como alguns dos melhores momentos para fotografar.

 

Meu professor universitário costumava afirmar que um bom fotógrafo poderia fazer um pedaço de carvão parecer atraente com o uso habilidoso da iluminação. Nunca senti a necessidade de provar seu ponto de vista, mas com a minha experiência de ser o cara atrás das lentes me convenceram de que ele estava certo. Mesmo o Cristo Redentor pode parecer pouco inspirador sob a luz cinzenta de um dia nublado, enquanto a vista de alguns campos ou plantações de milho pode ser transformada em uma vista de tirar o fôlego pela evocativa luz do amanhecer.

 


Vendo como a luz ao ar livre favorece a fotografia
[Linda fotografia com luz que encanta e ressalta os detalhes. Imagem: Vlada Karpovich / Pexels]


 

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QUAL A IMPORTÂNCIA DA LUZ AO AR LIVRE NA FOTOGRAFIA?

 

A luz é nossa matéria-prima, é aquele detalhe que faz milagre ou que vai destruir nossas fotos. Na verdade, a iluminação é tão importante para a imagem finalizada que muitas vezes sinto que a luz é quase mais importante do que o fotografo ou o assunto da foto.

 

Nós, fotógrafos, precisamos ver e sentir a luz ao ar livre na fotografia, e quero dizer realmente vê-la, senti-la e compreendê-la em todas as suas infinitas formas e sutilezas. Ao contemplar uma cena, a primeira coisa a fazer é considerar de onde vem a luz. E além de ver o que está acontecendo agora, precisamos prever a luz que melhor iluminará a imagem que temos em mente em diferentes momentos do dia, das horas, do sol, etc.

 

Antecipar o que poderia acontecer com a luz em alguns minutos, uma hora, mais tarde no mesmo dia, na manhã seguinte, em alguns meses ou no próximo ano é uma habilidade fotográfica fundamental. Vem com a experiência e é o produto de cada vigília fotográfica, produtiva ou não. Ficar ao lado do tripé observando a luz pintar uma paisagem nunca é perda de tempo e sim um grande aprendizado que pode ser acompanho por silêncio e até reflexão.

 

Temos as opções óbvias de horário, como a luz do dia, amanhecer, final de tarde, anoitecer ou noite. Além desses temos o aspecto direcional a considerar, queremos que a luz principal venha da frente, de trás, de lado ou acima do assunto, ou uma combinação? Depois, há a natureza e a qualidade da cor da luz: alta ou baixa, forte ou suave, quente ou fria? Na verdade, a maioria das situações de iluminação no mundo natural são uma fusão sutil, onde você pode escolher o melhor degradê.

 

Luz externa | Temperatura de cor

 

Todas as fontes de luz têm uma temperatura de cor, expressa em Kelvin. A luz que nosso planeta recebe do sol é constante, mas à medida que a Terra gira, o que recebemos na superfície passa por transformações radicais diárias.

 

Como são chamados os diferentes tipos de luz?

 

* Luz do dia

* Hora dourada

* Crepúsculo

* Hora azul

* Noite

 

Todos têm seu apelo, mas as condições atmosféricas, o clima, nossa posição no globo e a época do ano são fatores que afetam a natureza da luz que pinta a paisagem. É por isso que, depois de uma vida inteira atrás das lentes, ainda sinto que estou apenas começando a apreciar as infinitas sutilezas da luz natural.

 

Tire qualquer grupo de fotos ao pôr do sol ou ao nascer do sol e a maioria ficará paralisada pelo sol espreitando no horizonte. É preciso um esforço mental para se virar e observar os efeitos de iluminação muito mais sutis que jogam na paisagem e no céu ao norte ou ao sul, mas é aí que reside o “pulo-do-gato” fotográfico.

 

Ver é uma coisa, prever é outra. Nossa capacidade de visualizar de forma antecipada essas situações de iluminação é o que diferencia os fotógrafos. É uma habilidade a ser aprimorada, então continue lendo para obter detalhes sobre como fotografar usando vários tipos de luz natural.

 

Luz externa | Luz do dia

 

Que tal tentar esse Patch? Canon EOS 5D Mk II, 24-70mm, 1/40seg em f/5.6, ISO 100

 

Ao meio-dia, a luz do sol no alto teve a passagem mais curta pela atmosfera, por isso é neutra no equilíbrio de cores; o que chamamos de luz do dia, com uma temperatura de cor de 5200K. De um modo geral, a luz vertical forte do meio-dia é a menos favorável para fotografar.

 

As sombras são difíceis, o contraste é alto; tempo era que eu não tocava na câmera depois das 10 h e antes das 16 h, mas as ideias mudam e estou confrontando algumas das minhas suposições mais arraigadas. Às vezes, os céus no meio do dia têm cumulonimbus ondulantes e nuvens cirrus que imploram para serem capturadas. É preciso muita experiencia e milhares de cliques para cada vez mais aprimorar a qualidade da luz ao ar livre na fotografia.

 

Luz ao ar livre – A hora de ouro

 

Que tal tentar esse Patch? Canon EOS 5DS R, 24-70mm, 1seg em f/11, ISO 100

 

O contraste entre os destaques quentes e as sombras frias realça a cena com as cores complementares de laranja e azul. A última luz dourada de uma noite cristalina após um aguaceiro é perfeita para revelar toda a forma, textura e escala de uma paisagem. Quão suave é a luz da hora dourada depende da claridade da atmosfera. A luz muito suave pode ser muito insípida para grandes vistas, mas perfeita para detalhes.

 

Quando é a hora de ouro da fotografia?

 

A hora dourada é a “hora” imediatamente antes do pôr do sol, ou logo após o nascer do sol, conhecida como a hora dourada, ou às vezes a “hora mágica” e dá um brilho quente aos objetos em sua cena iluminados por essa luz. Você pode vê-lo claramente em edifícios claros, onde o laranja contrasta lindamente com o céu azul. O tempo que isso dura mudará dependendo da época do ano, portanto, pode durar menos do que uma hora inteira.

 

Luz externa | Fotografia noturna

 

 Que tal tentar esse Patch? Canon EOS -1D X, 14mm, 20 segundos em f/4, ISO 12.800

 

O céu noturno é um assunto atraente e temos a capacidade de capturá-lo em toda a sua glória. Incluir uma paisagem na cena, bem como estar no lugar certo na hora certa, exige planejamento, e uma noite verdadeiramente clara é essencial. A capacidade das DSLRs modernas de trabalhar com o mínimo de ruído em altas velocidades do sensor torna isso possível.

 

Luz ar livre na fotografia | Crepúsculo

 

Que tal tentar esse Patch? Canon EOS-1Ds, TS-E 24mm, 5 segundos em f/13, ISO

 

Minutos antes de o sol nascer e depois de se pôr, a luz que chega à Terra passa por grandes transformações. Enquanto os raios diretos estão ausentes, ainda estamos banhados no crepúsculo do sol abaixo do horizonte. Esse crepúsculo chega até nós quando os últimos raios de sol batem no fundo das nuvens e caem na paisagem, e como luz ambiente residual que a atmosfera espalhou. Os dois se combinam, e é por isso que essa hora do dia é tão especial e vale a pena acordar antes do raiar do dia ou demorar para jantar para esperar o sol se pôr.

 

Quando é o crepúsculo na fotografia?

 

O crepúsculo acontece nos minutos antes do nascer do sol e nos minutos após o pôr do sol, logo após a hora de ouro. À medida que a quantidade de luz diminui, você poderá ver a cor da cena mudar diante de seus olhos.

Luz externa | A hora azul

 

Que tal tentar esse Patch? Canon EOS 5DS R, TS-E 24mm, 6 segundos em f/16, ISO 100

 

A meia-luz ambiente residual que brilha à medida que o amanhecer se aproxima ou diminui à medida que o anoitecer se instala, teve todo o calor retirado depois de ser refletido e espalhado pela atmosfera. Sua temperatura de cor é muito alta, bem acima de 10.000 K, resultando em uma luz muito azul e praticamente não direcional. Este crepúsculo monocromático legal é o favorito para aqueles viciados em paisagens marinhas com exposições lentas de água em turbilhão. É também a luz perfeita para fotos noturnas de pontos de referência iluminados, quando as luzes artificiais de nossas cidades combinam perfeitamente com os tons persistentes do céu crepuscular. E você já conseguiu uma foto memorável usando ao seu favor a luz ao ar livre na fotografia?

 

Quando é a hora azul na fotografia?

 

A “hora” azul é novamente, não necessariamente uma hora inteira, dependendo da época do ano (e de onde você está localizado). Acontece depois do pôr do sol e antes do nascer do sol, e cobre a cena com uma luz azul. Como não há muita luz, isso pode aumentar o desempenho da câmera com pouca luz, mas pode dar às suas imagens uma aparência bonita diferente da normalidade.

 

Luz externa | Direção da luz

 

Com tantas discrepâncias dependendo da nossa localização ao planejar uma sessão, precisamos saber quando o sol deve ir e vir, e onde no céu ele vai nascer e se pôr. Tenho que admitir que confio na experiência, mas vale a pena ser preciso. Aplicativos no celular são úteis, mas sou cauteloso ao confiar neles. Ainda precisamos determinar de qual direção queremos que a luz venha para pintar melhor a paisagem, seja em frente, verso, lateral ou acima.

 

Iluminação lateral

 

A iluminação lateral é o meu padrão favorito para trabalhos de paisagem. Os raios baixos de um sol nascente ou poente que atravessam uma cena revelam todas as formas, texturas e contornos da paisagem. As sombras fornecem formas fortes e todos os detalhes, desde as papoulas em primeiro plano até as montanhas distantes, são aparentes.

 

Luz de fundo

 

A luz de fundo geralmente pode ser o caminho para o impacto. Fotografar na luz pode ter muitos problemas, como: reflexos, exposição e contraste para citar alguns, mas formas fortes iluminadas por trás e silhuetadas contra um céu dramático geralmente têm uma simplicidade ousada que pode ser muito poderosa e dar muita identidade.

 

A grande desvantagem é que qualquer detalhe tentador no primeiro plano sombrio será perdido. A quantidade de detalhes sacrificada depende inteiramente da faixa de contraste entre a vegetação rochosa e o céu claro; uma luz mais suave nos permite reter mais detalhes de primeiro plano, enquanto uma luz mais forte e dramática torna as silhuetas e os primeiros planos pretos. Temos estratégias para lidar com essa imensa faixa de contraste; ou seja, filtros graduados ou fusão de exposição, mas há um limite para o que pode ser alcançado sem perder toda a credibilidade, tal magia precisa ser feita com sutileza para que a credibilidade seja mantido.

 

Iluminação frontal

 

A luz frontal completa diretamente atrás do fotógrafo deixa pouco para a imaginação; tudo é revelado com a máxima iluminação austera, geralmente com a sombra do fotógrafo lançada, mas o efeito de achatamento áspero e a falta de contraste de sombra/realce raramente mostra uma paisagem ou mesmo qualquer assunto no seu melhor, é uma luz desagradável que faço o máximo para evitar.

Iluminação superior

 

Quando as nuvens se fundem em um teto cinza opressivo, a iluminação superior difusa de baixo contraste pode ser apenas o trabalho para florestas e cânions. Quando as nuvens se aproximam há também a opção de virar a câmera nos rostos; é a luz perfeita para retratos.

 

Sites para ajudar na edição das fotos:

 

1. Fotor

2. Pixr

3. Landscape

 

MINHA EXPERIENCIA PESSOAL COM LUZ AO AR LIVRE NA FOTOGRAFIA

 

Que tal tentar esse Patch? Canon EOS 5D Mark IV, 100-400mm, 13 segundos em f/32, ISO 100

 

Na minha cidade no litoral de São Paulo, mais precisamente dentro da minha casa tenho o grande privilégio ou melhor o luxo de poder escolher precisamente a melhor época do ano para fotografar um local específico, devido a linda paisagem ao abrir a janela, além de ser uma paisagem que causa grande contemplação.

 

O aspecto leste-oeste do litoral torna inviável fotografar a maioria dos locais entre os equinócios da primavera e do outono; o sol nasce e se põe sobre a terra, que projeta sua sombra sobre as dunas e praias. Nos curtos dias de inverno, a iluminação lateral e quase fosca ganha uma luz tentadora que banha as falésias e enseadas. Tenho essa sorte de morar num lugar privilegiado e de ver todos os dias, algum detalhe diferente, uma luz, um objeto ainda não visto e uma visão da qual nunca me canso e que fornece inspiração sem fim.

 

TEXTO ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO POR MURILLO RENNÓ DA AGÊNCIA WEBBY.

 

LUZ DURA E LUZ SUAVE

 

Falamos de vários conceitos sobre sombra, luz e cores ao longo deste post, mas temos mais dois que você ainda precisa conhecer. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde falamos mais sobre isso:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Luz dura e luz suave

 

 

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