Qual a diferença entre economia de escala estática ou dinâmica?

História

 

A revolução industrial mudou para sempre a forma de produzir. Se cada produto era feito de forma artesanal e, muitas vezes, sem características mais intensas de uniformidade ou padronização, tudo mudou com a indústria.

 

Junto com a produção industrial, ocorre um fenômeno chamado economia de escala, que pode ser estática ou dinâmica. Vamos entender o que é essa economia? E como funcionam seus tipos?

 


Gráficos com as economias de escala
[Calculando as economias de escala. Imagem: Gerd Altmann / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A indústria 4.0

 

» O Volvismo

 

» Entenda o que são Poka-Yoke e Baka-Yoke

 

O QUE SIGNIFICA ESCALA?

 

Escala significa a quantidade de um produto produzida por uma indústria, ou seja, quando se fala em grande escala ou escala industrial, fala-se em grandes quantidades. Mesmo entre as indústrias, existem diferenças de escala, visto que algumas conseguem maior volume de produção, e outras menor.

 

A economia de escala seria a medida da economia em termos de custos de produção, que pode ser na compra de insumos ou mão de obra, associada ao crescimento dessa escala de produção, dentre outras condições. Ela pode ser classificada como estática ou dinâmica.

 

ECONOMIA DE ESCALA ESTÁTICA

 

A economia de escala estática está diretamente relacionada aos custos e quantidades de produção que uma indústria consegue praticar em um dado momento. Empresas maiores, portanto, tendem a possuírem maiores economias de escala.

 

ECONOMIA DE ESCALA DINÂMICA

 

A economia de escala dinâmica envolve mais fatores do que custos de produção em um momento bem determinado. Como novas tecnologias surgem, uma empresa vai adquirindo mais expertise e mudando seus processos, funcionários vão tendo um efeito-aprendizado pela repetitividade ou similaridade, os custos de produção vão diminuindo com o passar do tempo. Esse processo evolutivo é que é classificado como economia de escala dinâmica.

 

A economia de escala dinâmica pode acontecer em conjunto com a estática. Há casos em que, com o passar dos anos, não só a expertise aumenta, como a empresa consegue crescer em porte, o que lhe favorece as economias de escala estáticas.

 

ALGUNS EXEMPLOS

 

Uma economia de escala estática seria uma compra de toneladas de aço em vergalhão por uma construtora. Uma empresa pequena, comprando vergalhões de forma isolada, ou mesmo um proprietário por autoconstrução, paga muito mais, proporcionalmente, pelo aço.

 

Já uma economia de escala dinâmica poderia ser representada por uma empresa que construía com concreto moldado no local. Alguns anos após, visando entregar novas lojas mais rápido e com maior porte, faz novas lojas em pré-fabricados.

 

PRECEITOS DO TAYLORISMO E FORDISMO

 

A economia de escala é apenas um dos muitos princípios que regem a indústria. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode ver mais sobre o que significam o Taylorismo e o Fordismo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários