Tecnologia
Bastante anunciado pelo governo Federal, o Graphogame é um aplicativo destinado às crianças nos anos iniciais de escola. Ele pode ser baixado em computadores com Windows, celulares e tablets iOs e Android. Vamos saber mais sobre esse app educativo?
[Exercício com vogais dentro do jogo, no cenário com piratas. Imagem: Manual do Graphogame/Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que fazer com meu computador usado?
» De onde veio o "Hide the pain, Harold!"
A HISTÓRIA DO GRAPHOGAME
O Graphogame foi uma criação finlandesa, advinda da empresa Grapholearn e de pesquisas da Universidade Jyväskylä. A ideia inicial era de apoiar crianças com dificuldades de leitura, mas o uso cresceu e a adoção passou a acontecer para todas as crianças em idade de alfabetização na Finlândia, complementando outros recursos pedagógicos.
COMO CHEGOU NO BRASIL?
O jogo foi ganhando versões em vários países pela parceria com pesquisadores do mundo todo. Foi nesse contexto de expansão do Graphogame para uma família de aplicativos que ele chegou ao Brasil.
A versão brasileira surgiu com a iniciativa de um pesquisador do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) chamado Augusto Buchweitz. Com esse trabalho, o Graphogame fora lançado em novembro de 2020 e o nosso país chegou a liderar o número de downloads.
COMO FUNCIONA? PRECISA DE INTERNET?
O jogo funciona offline depois da instalação, até para permitir que seja acessível a todos mesmo, como ferramenta educacional. Esse funcionamento começa por passos como criação de uma conta/nome de usuário, avatar e depois o jogo das fases.
Para o crescimento da capacidade de leitura, vai sendo treinado o processo de decodificação, ou seja, conseguir associar um grafema (unidade de escrita) aos fonemas (unidades de fala). O começo é por palavras mais simples (monossílabas a trissílabas), depois partindo aos polissílabos e a pequenas orações com sujeito e verbo.
Para passar de fase, o aluno precisa atingir uma pontuação mínima, senão não é desbloqueada a fase seguinte. Há um critério de aleatoriedade para evitar que o jogo pareça igual e desmotive quem usar mais, em caso de erro.
Cada fase envolve a palavra em si e algum elemento lúdico. Há balões, submarinos, tesouros, dentre outros elementos. O nível de dificuldade vai se ajustando ao jogador, para oferecer mais aprendizado e desafios maiores para quem os quiser.
NO APRENDIZADO, NA ALIMENTAÇÃO
Vemos tecnologia vindo em todas as áreas da vida. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece mais detalhes de como são as fazendas urbanas:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Como funcionam as fazendas urbanas?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!