WhatsApp Business: Qual sua vantagem?

Veja agora como o WhatsApp Business pode impactar sua empresa


O WhatsApp surgiu como aplicativo com o objetivo de substituir as mensagens de SMS do celular a partir da internet e de forma gratuita, com o tempo essa ferramenta recebeu diferentes usos se modificando e aprimorando com iniciativas como o WhatsApp Business.


[Smartphone com o aplicativo Whatsapp. Imagem: Pexels]


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WhatsApp Business: Qual sua vantagem?


O Whatsapp surgiu como aplicativo com o objetivo de substituir as mensagens de sms do celular a partir da internet e de forma gratuita, com o tempo essa ferramenta recebeu diferentes usos se modificando e aprimorando com iniciativas como o WhatsApp Business.

Por mais que o princípio do Whatsapp seja um aplicativo de mensagem espontânea e na sua versão mais comum conecte pessoas, seja em conversas privadas ou em grupos que reúnem vários indivíduos. Atualmente as empresas não ficam de fora dessa rede. 

Antes mesmo de existirem as ferramentas próprias para a atuação de uma empresa  dentro dessa plataforma, algumas empresas de gestão de documentos para concursos e de outros nichos já estavam presentes na ferramenta de diferentes formas. 

Relacionamento com o cliente, atendimento, pós-venda, pesquisa e até prospecção de novos clientes podem ser realizados a partir da ferramenta de Whatsapp Business, essa conta com cada vez mais recursos de comunicação e de posicionamento estratégico. 

A necessidade de empresas se posicionarem dentro do Whatsapp a partir da sua ferramenta destinada para pessoas jurídicas está baseada em um princípio muito fundamental do marketing que diz que as empresas devem estar onde o consumidor está. 

Cada vez mais as pessoas deixam de destinar a atenção para o mundo ao seu redor por conta do foco dentro dos smartphones, seja nas redes sociais ou em conversas nos aplicativos de mensagem, é lá que o consumidor atua com mais desenvoltura e familiaridade. 

Sendo assim, o Whatsapp Business oferece uma série de recursos para atender empresas, atendimento automático e até o desenvolvimento de catálogos e cardápios são alguns dos recursos presentes dentro da plataforma que empresas podem explorar. 

Em geral, a proposta mais direta do Whatsapp Business é permitir a criação de mais um canal de contato entre a organização de manutenção de jardins em condomínios e seus clientes, além de facilitar a comunicação e a interação entre essas duas partes. 

O que é o WhatsApp Business?

Desde que o aplicativo independente Whatsapp foi comprado pelo grupo Meta, detentor de marcas gigantescas no mundo da tecnologia e das redes sociais como o Facebook e Instagram, a ferramenta de mensagens instantâneas mudou bastante.

O que antes era só uma plataforma que poderia ser acessada a partir do seu número de celular focada em substituir as mensagens instantâneas pagas por SMS, hoje tornou- se uma das principais formas de conectar pessoas com outras pessoas e com empresas. 

Cada vez mais presente no dia a dia de mais pessoas, o Whatsapp avança para substituir inclusive a telefonia, com ferramentas de ligação e a possibilidade de transformar uma ligação em mensagem rápida que pode ser lida ou ouvida e respondida posteriormente. 

Assim como outras redes sociais, que sofreram atualizações para abrigar empresas. O Whatsapp desenvolveu novas ferramentas exclusivas para essa finalidade de uso, otimizando o tempo dos clientes e dos empreendedores que usam a plataforma.

Mensagens automáticas, pagamento pelo aplicativo, robô assistente e até a criação de catálogo são alguns dos recursos que ajudam as empresas no processo de atendimento da sua base de clientes e até na prospecção ativa de novos clientes. 

Antes de procurar mais sobre essa plataforma, é importante deixar avisado que a vertente do aplicativo para empresas está presente apenas em dispositivos com o sistema operacional Android, ou seja, não está disponível em IOS. 

Uma das ferramentas que foram mais disruptivas e geram mais atração para as empresas que atuam dentro do Whatsapp Business é a capacidade de criação de um perfil rico em informações das empresas desde uma breve descrição até os canais de vendas e links. 

Assim como todas as ferramentas atuantes hoje em dia no cenário de marketing digital, as ferramentas disponíveis dentro do Whatsapp Business oferecem a capacidade de rastreio das métricas de trabalho e aperfeiçoamento do uso das ferramentas. 

Por que uma empresa deve utilizar o Whatsapp Business?

Mesmo quando era um aplicativo destinado e com recursos apenas para conversas entre pessoas físicas, o Whatsapp já era um ambiente onde as empresas se faziam presentes, seja vendendo uniforme profissional pizzaria ou outros produtos e serviços.

Desde de que foi comprada pelo grupo meta, o aplicativo passou a desenvolver uma série de ferramentas que permitem um melhor uso da plataforma por empresas para se relacionarem com seus clientes e até encontrar novos consumidores fechando mais vendas. 

Nesse contexto é comum que surja da parte do empreendedor a dúvida de qual seria o perfil ideal de uma empresa presente no Whatsapp ou para qual tipo de organização essa ferramenta é útil, então esse é um ponto interessante a ser tratado. 

Uma empresa de software restaurante comanda eletrônica ou de qualquer outro meio de produtos e serviços pode utilizar o Whatsapp Business e colher benefícios de uma atuação estratégica e bem estruturada.

Por mais que o Whatsapp Business seja uma plataforma capaz de gerar benefícios para todas as empresas, tanto do ponto de vista interno quanto do ponto de vista externo de vendas, alguns tipos de organização podem colher mais benefícios dessa estratégia. 

Empresas que utilizam um modelo de vendas baseado em inside sales podem colher os melhores resultados a partir do sistema que inclui uma equipe interna de vendas, isso ocorre por que esse modelo é o mais eficiente com as ferramentas presentes no Whatsapp Business. 

O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita, isso significa que mesmo sem nenhum investimento é possível dar seus primeiros passos na plataforma. Os resultados podem ser amplificados através de anúncios e disparar os automáticos.

Quais as vantagens do Whatsapp Business?

Depois de compreender o que é o Whatsapp Business e como um aplicativo de mensagens instantâneas se tornou um meio de contato super eficiente para empresas que querem atender melhor e vender mais, é possível delimitar resultados diretos dessa estratégia. 

Entre as vantagens e benefícios que uma empresa de exames demissionais e de outros diversos nichos e diferentes portes pode aproveitar deve-se ressaltar alguns pontos, como: 

  • A possibilidade de automatização fácil das mensagens;

  • Um meio de contato onde é possível analisar métricas; 

  • Uma melhor organização das demandas;

  • Um atendimento mais rápido, completo e personalizado; 

  • A certificação e verificação da empresa de produtos e serviços;

  • Uma base gigantesca de clientes no canal de venda. 

A automação de mensagens é um dos recursos que marcaram a virada do aplicativo de mensagens diretas, antes utilizado de forma improvisada pelas empresas de móvel planejado para um aplicativo receptivo e voltado para empresas atuarem mais diretamente. 

A principal vantagem dessa ferramenta é a capacidade de atendimento rápido durante as vinte e quatro horas e os sete dias da semana com um atendimento que apesar de automático tem muitas ferramentas de personalização desse processo. 

As bases mais importantes do marketing nos dias atuais são: produzir conexões entre o público e sua marca, obter a capacidade de levantar informações sobre essa base e trabalhar esses dados para aprimorar a sua presença.  

Desde o número de mensagens lidas até as conversões são informações que podem servir para aprimorar estratégias e até oferecer correções de rota para amplificar as vendas ou a divulgação nesse canal. 

O Whatsapp Web permite que a empresa gerencie todos os contatos, uma ferramenta coloca etiquetas nas conversas para que até as organizações com um maior volume de contatos consigam gerir suas conversas de forma organizada e dinâmica. 

Considerações finais 

Faz muito tempo que estudiosos e usuários comuns da plataforma entendiam o Whatsapp como um aplicativo que mudou completamente a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia, o que eles não previram fera o impacto dessa transformação para o marketing. 

Naturalmente, um canal utilizado por milhões de pessoas seria foco de uma ou mais estratégias de marketing, justamente por esse efeito a desenvolvedora do aplicativo criou uma ferramenta destinada às empresas, o Whatsapp Business. 

O Whatsapp Business deixou de ser uma novidade ou uma tendência e cada vez é uma necessidade de empresas de paisagismo com pedras que querem manter o relacionamento com o seu cliente de forma eficiente e organizada. 

A ferramenta foi aos poucos aprimorada e além de servir como um canal de atendimento, esse mecanismo se mostrou muito eficiente em vender, seja a partir do remarketing ou da prospecção de novos clientes. 

Por estar sob o mesmo guarda chuva de redes sociais como Facebook e Instagram, o Whatsapp Business está conectado à plataforma de anúncios no Facebook e essa integração permite um investimento em todos esses canais.

A conexão entre essas plataformas permite que as empresas façam uma estratégia mais organizada e direcionada para melhores resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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