A arte moderna de Wassily Kandinsky

 Arte

 

Wassily Kandinsky foi um artista plástico russo, cuja arte moderna inspirou vários outros artistas de sua época, sendo considerado o pai do abstracionismo. Vamos saber mais da vida e obra dele?

 


Foto do artista
[Retrato de Kandinsky. Imagem: Toda Matéria / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Cezanne, o pós-impressionista

 

» A obra contemporânea de Leonilson

 

» Waldemar Kazak e a realidade aumentada

 

A VIDA DO ARTISTA

 

Wassily Kandinsky nasceu em 16 de dezembro de 1866, em Moscou, Rússia, mas passou sua infância no país vizinho, na cidade ucraniana de Odessa.

 

Na vida adulta, parecia que iria seguir um caminho bem diferente, pois formou-se em direito, novamente na Rússia, pela Universidade de Moscou. Recusou um cargo na área e se deslumbrou pela arte após ver uma exposição, mais especificamente um quadro de Monet. Aos trinta anos, foi para a Alemanha, já casado com Anna Chimiakin, uma de suas várias esposas ao longo da vida.

 

Em 1901, fundou a Sociedade Artística Phalanx, com outros artistas, e lá foi professor, inclusive de uma futura esposa. Na pintura, preferia retratar elementos ao ar livre, e não fazer retratos. Aos poucos, sua pintura foi ganhando movimento, toques musicais, e perdeu o realismo nos traços, já relatando essa tendência no Livro "Do espiritual na arte", da época entre os anos 1911 a 1914.

 

Na primeira grande guerra, fugiu da Alemanha e foi para a Suíça, com a então esposa Gabriele Münter. Kandinsky voltara à Rússia e, após, veio novamente a morar em solo alemão, mas casado com Nina de Andreewsky. A saída da Rússia, dessa vez, foi motivada pela incompatibilidade entre o realismo socialista e a arte dele.

 

Na Alemanha, Wassily lecionou na Bauhaus, outra famosa escola de artes, onde influenciou vários artistas e trouxe elementos geométricos bem marcantes, como círculos concêntricos, linhas abertas e fechadas, triângulos e formas cubistas. A cor e as formas vibram nas artes do artista, e de seus seguidores ao longo dos anos, mas a Bauhaus deixou de vibrar pelo fechamento nazista.

 

Com o fechamento da Bauhaus, em 1933, Kandinsky foi para a França, naturalizou-se e lá viveu até 13 de dezembro de 1944, criando e pintando até seus últimos dias. Com o fim de governos autoritários e o passar dos anos, sua obra passou a ser reconhecida e aclamada.

 

A OBRA ARTÍSTICA

 

Vamos ver algumas obras do artista?

 

Ainda quando Kandinsky retratava coisas reais, mas em transição
[O Cavaleiro Azul, de 1903. Imagem: stringfixer / Reprodução]

 

Uma explosão de cores!
[Amarelo-Vermelho-Azul, de 1925. Imagem: Wikiart / Reprodução]

 

Muitas cores vibrantes
[Composição IV, de 1911. Imagem: MeisterDruke / Reprodução]

 

Vista em perspectiva do quadro
[No Quadrado Negro, de 1920. Imagem: Belém Artista Plástico / Reprodução]

 

Lembra o universo, não?! Ah, não pode retratar coisas reais, esqueça isso!
[Alguns círculos, de 1926. Imagem: Belém Artista Plástico / Reprodução]

 

E QUEM FOI CLAUDE MONET?

 

Conforme relatamos a você, a virada para a arte por Kandinsky foi inspirada por Monet. Quem foi esse pintor? Saiba lendo nosso post sugerido 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Algumas obras do francês Claude Monet

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários