Mitos e verdades sobre formatação ABNT em trabalhos acadêmicos

 Acadêmico

 

Existem vários mitos e verdades sobre formatação de trabalhos acadêmicos. No Brasil, a maior referência de todas é a norma ABNT NBR 14724:2011 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Segundo a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma é válida pra trabalhos acadêmicos, de conclusão de curso, dissertações, teses e monografias diversas.

 

Nesta postagem, vamos ver alguns mitos e verdades sobre o que está ou não na norma ABNT de trabalhos acadêmicos, considerando a versão 2011, vigente quando este texto foi escrito. Iremos tirar dúvidas, aprender mais os elementos da formatação, e o que mais pesquisar. Entender a formatação é importante para que o conteúdo fique bem apresentado, e o foco das discussões do trabalho seja apenas esse conteúdo.

 

 

Procurando bem o que está lá
[Olhando a fundo. Imagem: PublicDomainPictures / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Organizando suas referências com o endnoteweb

 

» Como formatar estilos do Word?

 

» Elaborando um fichamento para pesquisa

 

A NORMA DE FORMATAÇÃO É A ÚNICA EXISTENTE (MITO)

 

A norma de formatação não é o único documento a ser seguido. Ela é o maior referencial nacional, mas existem os templates oficiais de formatação em cada universidade, periódico científico ou site da biblioteca universitária, que devem ser seguidos e se sobrepõem à norma ABNT. O que não constar nesse templates oficiais pode ser ajustado conforme indicar a ABNT ou outras normas cabíveis, como as de citações e referências.

 

Na norma ABNT, por exemplo, fala-se em todos os membros da banca assinarem a folha de aprovação. Há templates de universidades que aceitam apenas assinaturas do orientador e coordenador de curso, indicam a necessidade de apontar se a participação foi por videoconferência, ou ainda a possibilidade da assinatura digital, muito utilizada no último ano.

 

TIMES NEW ROMAN É A FONTE OFICIAL (MITO)

 

A ABNT não coloca nenhuma fonte como seu padrão. Muitas vezes, a recomendação de Times New Roman ou Arial vai depender das especificações do template a ser utilizado. Há eventos, por exemplo, que usam Century Gothic, ou periódicos em Cambria. Trabalhos que não são feitos em Word, mas em LaTex, podem levar aquela fonte característica, e mesmo assim estarão dentro da norma ABNT.

 

O que a norma especifica? Fonte 12 em todo o trabalho, sendo menor em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes. O espaçamento deve ser de 1,5 pt, exceto nas condições das letras menores, citadas nesse parágrafo, e nas referências, onde uma linha com espaçamento simples é regra para dividir.

 

A NORMA SERVE PARA GUIAR A FORMATAÇÃO (VERDADE)

 

Quando se tem uma norma, ou templates, isso pode alguns efeitos como: evitar com que se precise pensar e desenvolver o design do trabalho por si mesmo, ou criar padrões inflexíveis, mas que precisam ser aceitos. A norma guia a formatação e evita dúvidas, e é um ótimo referencial. É interessante também, para aprender a formatar, não só saber como mexer no Word ou Latex, mas entender o sentido das indicações, por exemplo: é ruim chegar ao final de uma página com título, isso ficar marcado num sumário, e depois o texto começar só na página seguinte, frustrando aquela expectativa.

 

QUADRO QUALITATIVO E TABELA QUANTITATIVA (MITO)

 

A norma ABNT fala explicitamente do que seria uma tabela, que a mesma seria quantitativa, em geral, e deve seguir as tradicionais prescrições do IBGE. O quadro, assim como outros tipos de ilustrações (mapa, fotografia, diagramas, figuras, imagens, etc.) deve ter legendas próprias e numeradas, sem outras menções do que é cada uma dessas coisas. O estudante/acadêmico pode escolher entre desdobrar mais ou juntar ilustrações como “Figuras”.

 

No caso de tabelas, NUNCA fechar as laterais é regra não dita na norma ABNT, mas descrita pelo IBGE, dentre outros vários aspectos. Não se proíbe um quadro quantitativo, mas foge da acepção comum, mesmo sem ser um erro de norma. No exterior, em templates de periódicos, não se adotam termos distintos de table.

 

Em tabelas e ilustrações, a legenda vem antes e a fonte/ano após. O nome “ilustrações” para todas as legendas exceto tabelas bate com a nomenclatura dentro do Word, para a geração de sumários automáticos.

 

POSIÇÃO DA NUMERAÇÃO DEPENDE DA PAGINAÇÃO (VERDADE)

 

A norma considera as formas de impressão, que pode ser frente/verso ou apenas frente (anverso). Se for apenas frente, somente um lado recebe numeração (superior direito), senão há espelhamento dos números, colocando-se no topo esquerdo nas páginas de verso. Com cada vez mais trabalhos apenas virtuais, perde o sentido espelhar páginas, ou mesmo deixar páginas em branco, então os templates e a norma deverão considerar apenas frente.

 

HÁ ELEMENTOS QUE O AUTOR PODE ESCOLHER SE INSERE OU NÃO (VERDADE)

 

Nem todos os elementos que a norma indica seriam obrigatórios. Em alguns casos, é possível trabalhar com automatizações no Word (veja no link sugerido ao final) ou LaTex.

 

ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS: capa, folha de rosto, folha de aprovação (necessária à validade do trabalho), resumo na língua vernácula (Português) e estrangeira (Inglês), sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.

 

ELEMENTOS OPCIONAIS: lombada, errata (até porque depende de revisões posteriores), dedicatória (todos adoram, mas não são obrigados), agradecimentos, epígrafe, listas de ilustrações, listas de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, glossário, apêndices (dependem do que o trabalho precisar e o autor produzir), anexos (se utilizados no trabalho e feitos por terceiros) e índice.

 

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS AUTOMÁTICA NO WORD?

 

Falamos há pouco da lista de siglas automática no Word. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos o texto onde explicamos como conseguir algo perto disso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Lista de siglas automática no Word

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários