Os verbos reflexivos

 Língua Portuguesa

 

Imagine você olhando um espelho: o que reflete é o que você é, a si mesmo. Pensando nisso, vamos apresentar a você os verbos reflexivos!

 

 

Animal vê seu reflexo um tanto exagerado
[Não é bem dessa reflexão que estamos falando. Imagem: Mohamed Hassan / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» As orações reduzidas

 

» De onde vem a abundância dos verbos abundantes?

 

» Verbos dicendi

 

DE ONDE VEM ESSA REFLEXÃO?

 

Um verbo reflexivo expressa ações que sejam praticadas por uma pessoa e com efeito nela mesma, como lavar-se, pentear-se, maquiar-se, ajeitar-se, dentre outros. Usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo que, nesse caso, são chamados também de pronomes reflexivos: me, te, se, si, consigo, nos e vos.

 

EXEMPLO DE CONJUGAÇÃO

 

Nas conjugações de verbos reflexivos, observa-se que os pronomes pessoais do caso oblíquo aparecem junto de todas as formas verbais, flexionando de acordo com as pessoas do discurso. Vamos exemplificar com o verbo deitar, presente do indicativo:

 

Eu deito-me

Tu deitas-te

Ele deita-se

Nós deitamo-nos

Vós deitai-vos

Eles deitam-se

 

ALTERAÇÕES EM VERBOS E PRONOMES QUE INFLUENCIAM OS VERBOS REFLEXIVOS

 

Existem algumas alterações que acontecem em verbos ou em pronomes quando em sequência. Uma delas consiste na transformação dos pronomes “os” e “as” em “nos” e “nas” quando juntos a verbos com terminações “m”, “ão” ou “õe”.

 

Outra transformação que surge quando o verbo reflexivo terminar em “mos” usualmente é que o “s” é suprimido se o pronome a seguir for “nos” ou “vos”. Veja o exemplo de conjugação, onde se mencionou: “Nós deitamo-nos”.

 

E QUANDO FOR UM VERBO PRONOMINAL?

 

Verbos reflexivos podem ser pronominais, a depender de que contexto estão inseridos. Ambos irão vir acompanhados de pronomes, com a diferença de que as ações em verbos reflexivos recaem sobre os próprios sujeitos. Uma dica importante é verificar se cabem expressões como “a mim mesmo” ou “a ti mesmo”: nesse caso, temos verbos reflexivos.

 

Por exemplo:

 

Cuidei-me para não pegar o coronavírus.             (verbo reflexivo)

Cuidei-te todas as vezes em que ficaste doente.               (verbo pronominal)

 

VERBOS REFLEXIVOS EM OUTRAS LÍNGUAS

 

Outras línguas possuem verbos reflexivos, assim como o Português. Um forte exemplo da presença de verbos reflexivos está na Língua Espanhola.

 

O TÓPICO FRASAL, FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO E SENTIDO

 

Além de entendermos cada elemento da escrita (substantivo, verbo, pronome, etc.), é importante saber uni-los para formar frases e orações. Na sugestão da linha azul 👇🏻, separamos um post onde falamos mais sobre isso:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os elementos na construção de textos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários