Variedades

 

A Teoria Geral de Sistemas é usada como base para várias áreas de conhecimento, mas teve sua origem em estudos na Biologia. Ela estaria na linha evolutiva de diversas teorias, sendo a formalização de conhecimentos anteriores, e base para novos estudos sobre “sistemas”. Nessa postagem, vamos conhecer um pouco mais de quem surgiu a formalização dessa teoria e alguns conceitos básicos.

 

 

As células, em cores-fantasia.
[Uma célula pode ser considerada um sistema. Imagem: Arek Socha / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Sistemas de Unidades

 

» Sistemas de indicadores

 

» Sistemas de equações e as equações com figurinhas

 

 O COMEÇO DA TEORIA DOS SISTEMAS

 

Várias definições dentro da ciência são fruto de alguns anos de conhecimento, por vezes tácito, até que existe um indivíduo que consegue definir e nomear algo, formalizar e desenvolver aquele conhecimento de modo que se torne acessível, fique consolidado. Nos sistemas, o desenvolvimento dessa teoria partiu do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy.

 

A teoria dos sistemas foi sendo desenvolvida e aperfeiçoada por Bertalanffy no final dos anos 1940 e ao longo dos anos 1950. Em 1968, houve a publicação do livro “General system theory” por uma editora estadunidense.

 

COMO SERIA UM SISTEMA?

 

Um sistema é formado pela união de várias partes, chamadas de componentes ou elementos. Se existir apenas um elemento, é chamado de elemento único, senão é simplesmente um componente ou elemento.

 

Os sistemas serão classificados de acordo com uma escala de análise. Pode haver vários elementos que componham um sistema, ou se tratarmos de uma escala macro, com menor detalhe, os sistemas em si serem componentes de outro sistema maior.

 

Os elementos de um sistema sempre são interrelacionados, mesmo que cada um tenha uma função específica. No final das contas, esses elementos irão trabalhar para o funcionamento do todo.

 

OS SISTEMAS HUMANOS E A ESCALA DE ANÁLISE

 

Há pouco falamos das escalas de análise para definirmos o que seriam sistemas e elementos. Podemos ilustrar isso muito bem pelo organismo humano, que seria um “sistema” formado por outros sistemas menores, como o endócrino ou o nervoso.

 

Esse sistema nervoso teria, junto com os demais elementos, a função de manter o organismo vivo. Aumentando a escala de análise, ou seja, dando mais detalhe, o sistema nervoso funciona para gerar e transmitir comandos aos demais sistemas, com elementos sendo o cérebro, nervos, neurônios, etc. Com mais detalhe ainda, a célula possui a vida como finalidade, sendo seus elementos os ribossomos, lisossomos, retículo endoplasmático liso, mitocôndria, e assim por diante...

 

QUAIS ÁREAS TRABALHAM COM CONCEITOS ASSOCIADOS A SISTEMAS?

 

É muito ampla a utilização e tradução dos conceitos que viriam da teoria geral dos sistemas. Existe uma extensa adoção dentro do mundo da Biologia (tanto que sempre lembramos dos sistemas do corpo humano, como o digestório, excretor, circulatório, respiratório, linfático e tantos outros) e fora dele.

 

Na Administração, a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) subsidiaria a chamada Teoria Geral da Administração. Na área de gestão da qualidade, analogias à TGS existem para a formulação de estruturas de produção da qualidade. A Geografia também traz a TGS para explicar a dinâmica de uso e transformação do espaço.

 

Apesar dessa origem na Biologia, outra área do conhecimento é muito associada à TGS, pelo seu próprio nome. A área de Sistemas da Informação, em um mundo bastante tecnológico, atua com sistemas com a finalidade de converter dados em informações, com diferentes finalidades.

 

CONHECENDO OS SISTEMAS BIOLÓGICOS HUMANOS

 

Como falamos em sistemas, e foram indicadas algumas hierarquias de sistemas e elementos, vai ser interessante você conhecer os sistemas biológicos, considerando o ser humano. Na sugestão da linha azul 👇🏻, separamos um post onde você fica sabendo mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os sistemas biológicos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!