O que significa a sigla CHA?

 Cultura e comportamento

 

Para que uma pessoa consiga se desenvolver, tanto no lado pessoal, como no profissional, precisa desenvolver diversas esferas de sua vida. Três delas são representadas pela sigla CHA, cujo significado vamos conhecer ao longo dessa postagem.

 

 

Um exemplo divertido de resolução de problemas
[Um momento em que o CHA está sendo usado. Imagem: Katharina N / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Só se aprende a raciocinar com cérebro e nádegas

 

» Conheça as abordagens de motivação da mão de obra para a geração da qualidade

 

» O que é a programação neurolinguística (PNL)?

 

C DE CONHECIMENTO

 

No conhecimento, representado pela letra C, temos todos os subsídios para a vida das pessoas. Esse conhecimento pode vir por meios formais (cursos, escola regular, graduação e pós, ensino religioso, eventos) ou informais (vivências e experiências). Esses conhecimentos permitem ao indivíduo entender seu mundo.

 

H DE HABILIDADE

 

Você já ouviu falar que faculdade não ensina? Na verdade, em qualquer nível de ensino (fundamental, médio, técnico e/ou superior, pós-graduação), a questão está no período pós-conhecimento (C).

 

A Habilidade, representada pela letra H, indica o quanto uma pessoa consegue converter o conhecimento que possui, independentemente da via (formal ou não) em algo que resolva um problema cotidiano, de forma adequada. Um engenheiro não resolve adequadamente o cálculo estrutural ou a perda de carga em instalações sem aprender na faculdade, mas se for trocar uma lâmpada em um soquete no teto, basta a vivência relacionada para fazê-lo.

 

A DE ATITUDE

 

As atitudes, representadas pela letra A, representam a última esfera de nossa sigla. Também com “A”, começa ação, ou seja, as atitudes são como reagimos a determinados estímulos internos e externos e direcionamos nossas vidas.

 

CHA – CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE

 

Considera-se que é preciso pensar nas três esferas do CHA porque são indissociáveis. Para você resolver um problema, precisa tanto ter a habilidade para recuperar os conhecimentos necessários ou buscá-los de forma ágil, como ter atitude, postura ativa, senão a resolução de qualquer situação prática não acontece.

 

USANDO A COMUNICAÇÃO NO CHA

 

Uma das ferramentas para desenvolver conhecimentos, manter habilidades e ter atitudes é o desenvolvimento da comunicação. Na sugestão que você encontra na linha azul 👇🏻, veja algumas dicas:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Dicas de comunicação assertiva

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários