Poderosa ou pó de rosa?

 Língua Portuguesa

 

É possível aprender (ou desaprender coisas) até com os memes que circulam pelas redes sociais. Nesse meme que você pode ver logo abaixo, alguém conseguiu ver “pó de rosa” na caneca: por que será? A resposta pode estar em uma parte muito importante da língua portuguesa: a divisão silábica.

 

 

Poderosa ou pó de rosa? Temos algumas explicações!
[Imagem: Circulando pelas Redes Sociais / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que são a crase e o acento grave?

 

» Plural ou diminutivo: o que vem primeiro?

 

» Aposto: o elemento que explica

 

DIVISÃO SILÁBICA

 

Uma regra básica da língua portuguesa é o uso do hífen para a divisão de sílabas. Durante os primeiros anos do ensino fundamental, aprende-se que, como o espaço de uma linha é limitado, e não usamos escrever à mão sem preencher toda a linha, deixa-se parte de uma palavra em uma linha e o restante na linha seguinte.

 

Nos textos digitados em computador, incluindo os editores de texto como o Word, o próprio programa define quantas palavras irão ficar em uma linha. Se o usuário do programa escolher, o programa pode colocar os hifens na divisão de sílabas, mas não é a opção padrão. Nos sites, como o Blog do Mestre e outros, não é possível colocar hifens ao final das linhas, pois o texto muda se você acessar em um computador ou em um celular.

 

Já quando vamos ler livros impressos ou e-books, já é mais fácil encontrar textos onde ocorre a divisão de sílabas e são usados os hifens. Quando você vê mais casos onde ocorre a forma correta de passar de uma sílaba para outra (translineação), passa a estranhar quando vê uma divisão de sílabas não sinalizada, como mandam as nossas lições escolares. Não é de se estranhar se alguém enxergar pó de rosa na xícara da poderosa.

 

Divisão de sílabas, em português, é uma tarefa relativamente simples. Em caso de dúvida, só buscar a resposta no dicionário, ou no Sr. Google.

 

“ERROS” SIMILARES AO DO MEME

 

Em alguns logotipos ou aplicações comerciais, ocorre a separação de sílabas sem os hifens. Há vários exemplos, incluindo programas e emissoras de TV, como “TV Pirata” (programa da Rede Globo), Vanguarda (afiliada da TV Globo) e um dos logotipos do “Mulheres” (TV Gazeta). A diferença, nesses casos, é que as partes sozinhas não possuem sentido.

 

AS REGRAS DE HIFENIZAÇÃO

 

Os hifens servem para separar as sílabas no final das linhas, e para conjuntos de termos com significado figurado, ou outras aplicações na formação de palavras. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post que apresenta as regras de hifenização pelo acordo ortográfico atual:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Você sabe como usar o hífen?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários