Matemática
No mês passado, apresentamos as equações do MRV e MRUV, os movimentos retilíneo uniforme e retilíneo uniformemente variado. Todas elas dependem de variáveis como instante de tempo (t), posição (x), velocidade (v) e aceleração (a). A equação de Torricelli não envolve integrações e derivações, como mostramos naquela postagem, mas é uma carta na manga quando não sabemos o instante de tempo t, mas sabemos as demais variáveis. Nessa postagem, vamos conhecer que equação é essa é como ela veio de outras equações conhecidas.
[Luzes representam o movimento. Imagem: Michael
Kauer/Pixabay]
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Quantas cores o arco-íris tem?
DEDUZINDO A EQUAÇÃO DE TORRICELLI
A Equação de Torricelli é válida para o MRUV, ou Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, ou seja, um tipo de movimento com aceleração constante. Para esse tipo de movimento, as seguintes equações são válidas:
a(t) = a
v(t) = v0 + at
x(t) = x0 + v0t + (at²)/2
∆x = v0t + (at²)/2
Quase todas as equações do MRUV são dependentes do instante de tempo t em que queremos saber posição ou velocidade, pois a aceleração é uma constante. Pode haver alguns problemas, porém, em que vamos saber qual a velocidade inicial v0 e o deslocamento, mas não fazemos ideia de qual instante de tempo estamos tratando. Para esses casos, vamos usar a Equação de Torricelli, que é deduzida quando eliminamos a variável tempo, substituindo uma equação na outra:
v(t) = v0 + at
t = (v - v0)/a
∆x = v0t + (at²)/2
∆x = v0[(v - v0)/a] + (a[(v - v0)/a]²)/2
∆x = [(v0v - v0²)/a] + [(v - v0)²/a]/2
∆x = [(v0v - v0²)/a] + [(v - v0)²/2a]
∆x = [(v0v - v0²)/a] + [(v² - 2v0v + v0²)/2a]
∆x = [2(v0v - v0²) + (v² - 2v0v + v0²)]/2a
∆x = [2v0v - 2v0² + v² - 2v0v + v0²]/2a
∆x = [2v0v
- 2v0² + v² - 2v0v + v0²]/2ª
∆x = [v² - v0²]/2a
2a∆x = v² - v0²
v² = 2a∆x + v0²
v² = v0² + 2a∆x
ou
v² = v0² + 2a(x – x0)
Que é a equação de Torricelli. Em alguns livros e sites, a posição x pode ser chamada pela letra s:
v² = v0² + 2a(s – s0)
Essa letra “s” vem do inglês space, mas há entendimento de que não estamos falando de espaço, pois o deslocamento considera um ponto material, sem dimensão significativa em nossa análise. Por isso, usamos a letra “x” para posição, mas explicamos que a fórmula é a mesma, apenas mudando por conta de entendimentos diferentes.
SABENDO DE ONDE VEM AS EQUAÇÕES DO MRV E MRUV
Como foi mencionado no começo do texto, existem algumas explicações para as equações para o MRV e o MRUV. É preciso saber as formas mais básicas de derivação e integração, ou então decorar as fórmulas para resolver problemas para esses tipos de movimento. Quer saber mais? Veja no link sugerido na barra azul 👇🏻.
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!