Variedades

 

Estar sempre procurando se renovar, educar-se e principalmente evoluir, são formas essenciais para que o sucesso profissional e pessoal sejam garantidos em qualquer setor. O tempo foi passando, as coisas foram mudando, e a informação, juntamente com a relevância de se ter uma boa educação acadêmica, se tornou algo determinante para que o crescimento e o sucesso no mercado sejam garantidos.

 

Ter o ensino médio e até mesmo um curso superior, nos dias de hoje, tornou-se requisito quase que indispensável para preenchimento de vagas de empregos, mesmo aqueles que são considerados “simples”, ou seja, ter estes certificados é de extrema importância, e faz toda a diferença para a obtenção de um emprego. Ter somente o básico, porém, pode não ser o suficiente, pois ter uma posição acadêmica mais elevada do que os outros concorrentes, é o principal atrativo do seu currículo.

 

Isso quer dizer que na hora da contratação, quem possuir mais especializações ou hard skills, tem maior chance de garantir mais sucesso na carreira o crescimento profissional em qualquer setor.

 

 

Pessoas estão discutindo sobre as próximas qualificações que irão fazer

[Pessoas dialogam sobre especializações. Imagem: Cooperative/Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Trabalho de Conclusão de Curso

» Motivos para fazer um curso à distância

» O que é o título de Doutor Honoris Causa

 

ESPECIALIZAÇÃO, ENTENDA O QUE ISSO QUER DIZER

 

A especialização nada mais é do que o investimento que se faz em cursos presenciais, ou cursos online (EAD) visando o aperfeiçoamento e alavancagem na carreira, ou até mesmo para traçar um outro objetivo em meio às variedades que são apresentadas na maior parte das graduações. Em resumo, uma especialização pode ser uma pós-graduação chamada por esse nome ou MBA (Master of Business Administration), sem acréscimo de grau acadêmico (o especialista acrescerá em conhecimento, mas será titulado, ainda, como bacharel).

 

Com elevação do grau acadêmico, há o mestrado (acadêmico ou profissional) e o doutorado, por exemplo. Trata-se de outra maneira de buscar um foco e ter o domínio total da profissão escolhida, gerando chances elevadas de uma ocupação definida, e cargos específicos, promovendo maior ascensão profissional.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA ESPECIALIZAÇÃO?

 

Como relatado anteriormente, especialização consiste em uma maneira de dar um impulso na sua carreira, para se preparar, ao máximo, para o mercado de trabalho. Por isso, o objetivo principal desta preparação é o desejo pela ascensão profissional.

 

De acordo com algumas pesquisas, as chances de contratação de um profissional que tenha especialização no seu currículo são aumentadas em 68 %. É o mesmo que garantir um destaque maior na carreira, e de sobressair diante de demais candidatos. “A qualificação é essencial, e hoje prezamos muito isso em nossos analistas de pesquisa de mercado, quem tem mais especialização técnica, terá sempre uma vaga na frente do anterior.” diz Jhonata Silva, SEO do Site Melhor Mania.

 

Para uma empresa, ter colaboradores com cursos de especialização é garantir maiores e melhores resultados, maior conhecimento e maior assertividade sobre assuntos focados e determinados. Nas especializações, em sua maioria, existe um foco mais intenso em técnicas específicas e experiências, as quais não são abordadas em cursos de graduação, pois trata-se de uma variedade muito ampla de áreas e matérias.

 

As empresas estão valorizando mais os profissionais que estão sempre se atualizando e investindo em suas carreiras profissionais, ao contrário daquele profissional que só tem o básico, com um conhecimento raso e sem aprofundamento. De acordo com pesquisa feita pelo Conselho de MBA Executivos, dentre os profissionais que fizeram uma especialização, entre 40 % a 53 % foram promovidos no trabalho.

 

Além dos vários motivos realistas, especializar-se é investir e, ao mesmo tempo, expandir conhecimentos. É manter a mente e as informações da sua área de atuação sempre atualizados. Para se manter competitivo no mercado e garantir uma posição no mesmo, o aprendizado constante se faz necessário. Com o passar do tempo, o ensino superior vem se tornando algo básico no mercado. Por esse motivo, ter um algo a mais para se destacar na carreira é sempre uma vantagem para que o seu espaço no mercado de trabalho, e seu futuro sejam garantidos.

 

FALANDO MAIS SOBRE AMPLIAR QUALIFICAÇÕES

 

Se você ficou interessado em saber mais sobre critérios a refletir ao ampliar sua qualificação, separamos outro texto aqui do Blog do Mestre que fala sobre as diferentes opções, além das especializações que foram mencionadas aqui nesse texto. Para acessar, clique no link presente na barra azul abaixo 👇🏻.

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO SITE MELHOR MANIA, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre.

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!