Significado das bandeiras (36) – A Bandeira do Uruguai e o Sol de Maio

Curiosidades


O Uruguai é um dos vizinhos do Brasil, conhecido pelo doce de leite sensacional, ou por ter sido o primeiro campeão do mundo na copa de futebol masculino, no ano de 1930. Entretanto, para entender melhor a bandeira do Uruguai, é preciso avançar mais no tempo e conhecer um pouquinho da História do País, e é isso que vamos fazer. Depois, você irá conhecer detalhes da bandeira e mais algumas curiosidades.


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/BandeiraUruguaia.Historia.Curiosidades.Significados.html
[Bandeira Uruguaia. Imagem: Freepik]



A HISTÓRIA E O SOL DE MAIO


O Uruguai fez parte de um território de colonização espanhola chamado Vice-Reino da Prata, que contemplava outros países como a Argentina e o Paraguai. Não havia grande interesse da Espanha na região, o que acabou garantindo a autonomia de províncias desse vice-reino.

Houve tentativas de invasão na região por parte dos ingleses, e Napoleão Bonaparte, em 1808, tomou o trono da Espanha. As instabilidades na coroa espanhola, a capacidade própria das províncias em expulsar invasores e a autonomia que sempre existiu fizeram com que os países caminhassem rumo à independência.

Em 25 de maio de 1810 formou-se uma junta de governo em Buenos Aires (Argentina), que jurou fidelidade ao antigo governante espanhol, mas não se submeteria ao governo de Bonaparte, o que foi um marco de independência. Mesmo essa junta não possuiu uniformidade dentro do antigo vice-reino, ocorrendo independências isoladas.

No caso do Uruguai, o mesmo acabou passando por novos conflitos e foi anexado ao Brasil, passando a ser chamado de Província Cisplatina, em 1821, sendo ambos os países colônias portuguesas.

Tanto Uruguai como Argentina, dada a mesma origem histórica e anos mais tarde teriam bandeiras que trazem essa proximidade. Representando a Revolução de Maio, ambas as bandeiras possuem nela representado o “Sol de Maio”.

A GEOMETRIA, FORMAS E CORES DA BANDEIRA


Além do Sol de Maio, a bandeira uruguaia possui inspiração na bandeira dos EUA, com cinco faixas brancas e quatro azuis entre elas, todas horizontais. As proporções são de 3H:2V, ou seja, para cada três módulos horizontais, tem-se a altura com dois módulos.

O Sol de Maio é inserido dentro de um retângulo branco ao canto superior direito. Nesse Sol, há dezesseis raios saindo de seu centro, e a figura dele possui uma feição humana, fruto de uma tradição inca.

O DIA DA BANDEIRA URUGUAIA


A bandeira nacional uruguaia foi aprovada em 16 de dezembro de 1828, mas esse não é o dia em que se comemora o “Dia da Bandeira” uruguaio. Em lei proposta em 2003 e aprovada em 2005 (Lei Nº 17.884), com projeto de Lei que citava a comemoração em diferentes países, incluindo o Brasil, Venezuela e Argentina, foi aprovado o dia 18 de dezembro como sendo a data comemorativa naquele país, dois dias após o que seria uma data sugestiva para comemorações.


👉 E ainda mais para você: A bandeira nacional brasileira


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários