O Praça TV


Televisão


O Praça TV e o Bom dia Praça são três telejornais que a Rede Globo e suas afiliadas veiculam notícias locais. O Praça TV 1 surgiu em 1983, mesmo ano do Bom dia Praça. Já o Praça TV 2 é mais antigo, de 1981.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/08/PracaTV.Variedades.html
[Imagem: Vinetando / Reprodução – TV Globo]



Houve experiências anteriores, como o Jornal das Sete da TV Globo. Também há o Jornal do Almoço, que estreou no ano de 1972 na RBS TV, sendo o principal programa da mais antiga afiliada global do RS. Em SC, mais tarde, o Jornal do Almoço também foi implantado, mas hoje está descaracterizado, tendo aderido totalmente ao padrão Praça TV. O JA é considerado um dos maiores precursores da ideia de jornalismo local.

Em vários locais do país, os nomes são semelhantes e até mesmo as aberturas e trilhas sonoras dos “Praças TV” e “Bom dias” são iguais. Para bem, e para mal, há quem goste disso e quem acredite que seja desnecessário.   Toda padronização permite com que se mantenha uma identificação de pessoas que circulam pelo país e assistem à emissora, mas é uma grande perda em termos de identidade das afiliadas.

As aberturas consistem em mapas das cidades-sede das afiliadas, quando seguem o "padrão". Isso pareceria fazer sentido se as emissoras atendessem apenas a uma cidade, como as rádios. Entretanto, são regionais, e isso também é ruim quando se fala de identificação por espectadores das demais cidades. Outro fato interessante é o "TV" escrito se transformando em um monitor tela fina com o número da edição. Essa foi uma das mudanças que sucederam o final do sinal analógico, onde o logotipo de cubo do Praça TV foi trocado pelo modelo plano, de forma similar à mudança da logo da TV Globo da forma 4:3 para 16:9.

O jornalismo local está crescendo, tanto que o Bom dia Praça possui duas horas e o Praça TV 1, em alguns locais, chega a cerca de uma hora. Isso é interessante porque a medição Ibope para o mercado publicitário sempre esteve muito focada em SP, e não no PNT que é nacional. Valorizar o local e integrar com o nacional deve ser a fórmula da TV, cada vez mais.

Ao longo dos anos, o jornalismo local foi ganhando mais nomes e novos itens. Um deles é a interatividade via WhatsApp, onde pessoas mandam sugestões de pauta e problemas locais. Outro é da visualização das condições de trânsito das cidades-sede das afiliadas.

A apresentação é mais informal. Essa característica apresenta alguns prós e contras. Se fica mais humana a forma de falar e interagir com o telespectador, gasta-se mais tempo para desenvolver raciocínios e transmitir ideias, visto que há menos controle no tempo, e pode-se passar a ideia de tentar ocupar um espaço maior com o mesmo conteúdo.

Vamos ver se você conhece algumas das versões do Praça TV? Veja abaixo uma pequena lista:

Bom dia Praça


Jornal da manhã BA; Bom dia Rio Grande; Bom dia Paraná; Bom dia Vanguarda; Bom dia Espírito Santo; Integração Notícia...

Praça TV 1


SPTV 1; RJTV 1; Jornal do Almoço; Meio Dia Paraná; Jornal da Anhanguera 1; Link Vanguarda; Jornal da EPTV 1ª Edição...

Praça TV 2


NSC Notícias; RBS Notícias; Boa Noite Paraná; RJTV 2; MG TV 2; Brasil TV (satélite); Jornal da Anhanguera 2; Jornal Vanguarda...


👉 E ainda mais para você: As tarjas malucas da TV



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários