Produção puxada e produção empurrada


História


A indústria teve seu despontar na Inglaterra, com a primeira Revolução Industrial. De lá para cá tudo nela evoluiu, desde as condições de trabalho até a produtividade e o grau de mecanização. Nesse contexto, vamos destacar aqui um aspecto importante que vem antes mesmo do surgimento da própria indústria: a relação entre oferta e demanda.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/ProducaoPuxada.ProducaoEmpurrada.Historia.variedades.html
[Imagem: Carta Capital]



A oferta e a demanda são ajustadas pelo mercado e pelo setor produtivo, para que não haja produtos em demasia, pois o excesso pode causar a queda de preços, influenciando negativamente quem produz, que tem certos custos fixos. Mas o próprio contexto industrial imprime uma rotina de alta produtividade.

Ao olharmos o contexto da manufatura, consegue-se muito mais em menor tempo. Grandes volumes de produção surgem e, até certo ponto da história, a ampliação do mercado consumidor era o único foco para fazer grandes estoques serem vendidos. A produção empurrada era justamente aquela feita sem critério de demanda, acumulando em estoques e gerando capital parado.

Com o passar dos anos, o mundo viu o sistema Toyota de produção frutificar, ou mais tarde, os termos de produção enxuta e produção puxada. Na indústria automobilística, os japoneses conseguiam fazer muito mais com menos recursos.

Para tanto, adotaram alguns princípios como a redução ou mesmo a eliminação de estoques de insumos e também de produtos prontos. Também praticam a contratação de funcionários polivalentes e reduzem atividades de fluxo (transporte de insumos ou outros movimentos) que não agregam valor ao produto. Ou ainda ocorre a redução de partes, peças ou a complexidade de atividades. Todos esses conceitos são conhecidos como produção enxuta ou lean.

Deriva dessa ideia o significado de produção puxada. Este "puxar" vem da demanda "puxando" a oferta, e não o contrário, com a adaptação do ritmo produtivo e estoques. Quer saber mais? Veja o vídeo da Visa:


[Vídeo: Egyptian Lean Enterprise Academy - ELEA]

Cada vez mais a produção puxada irá tomar conta da indústria. Muitos são os benefícios dessa adoção, usando toda sorte de recursos.







GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários