O que fez Maria Leopoldina?


Biografias


A imperatriz conhecida como Maria Leopoldina ou Leopoldina no Brasil ficou em evidência para os brasileiros após a exibição de “Novo Mundo”, na TV Globo. Descobriu-se, na época, que muitos não conheciam ao menos quem havia sido Dom Pedro I.

Pois bem, a austríaca Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena nasceu em 1797, filha de Francisco I, imperador austríaco, com Maria Teresa de Bourbon-Sicília, em Viena. Era uma das mais tradicionais famílias da nobreza europeia.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/06/MariaLeopoldina.Biografia.Historia.html
[Imagem: Rainhas Trágicas]



A educação de sua infância lhe conferiu muitas habilidades. Leopoldina adquiriu conhecimentos biológicos, filosóficos, políticos e artísticos, bem como aprendeu outras línguas como o francês. Tudo foi muito breve na vida de Maria Leopoldina, inclusive a convivência com a mãe, de quem ficou órfã aos dez anos.

Foi prometida pelo pai em casamento ao herdeiro do trono de Portugal, Brasil e Algarve. Começaram as negociações ao final de 1816, com a concretização do casamento, via procuração, em maio de 1917.

Mais tarde viria ao Brasil e aí começaria a saga que deu início ao Brasil como nação independente. Em 2 de setembro de 1822, com poderes conferidos por Dom Pedro e sem tempo para esperar uma reação do marido, Leopoldina decretou a independência brasileira, após ser orientada pelo ministro José Bonifácio sobre uma possível reação portuguesa contra o Brasil. Cinco dias depois, em 7 de setembro, Dom Pedro I legitimou a ação da esposa, declarando a independência.

Tanto no Brasil independente como no Brasil colônia, Pedro de Alcântara ou Dom Pedro I foi um marido com uma vida extraconjugal intensa. Chegou a inserir sua amante, a marquesa de Santos Domitila de Castro, na residência da família imperial.

Maria Leopoldina engravidou nove vezes, sofrendo aborto duas delas. Na última vez, ela perdeu o bebê e sua vida, enquanto o marido se ausentou por mais de um mês, sem um último contato. Voltando a falar da brevidade, eram 1827, ou seja, ela não chegou aos trinta anos.


👉 E ainda mais para você: O que fez Gaspard Monge?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários