Ventosas, ou as misteriosas manchas escuras que surgem nas pessoas

Ciência & Saúde


A ventosaterapia é uma técnica milenar, assim como a acupuntura, porém de efeitos ainda não comprovados, segundo matéria da rede britânica BBC. Ficou bastante conhecida, pelo seu uso por atletas que participaram dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, dentre eles, o grande nadador Michael Phelps.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/05/Ventosaterapia.CienciaESaude.html
[Michael Phelps. Imagem: Aura Spa]



Diversas explicações surgiram na Internet (acredite, não era só no passado em que figuras mitológicas surgiram para explicar o inexplicável até então), como a de que Phelps estaria dormindo em cima de suas medalhas... Possivelmente, nesse caso, outros atletas andaram dormindo em cima dessas medalhas 😆.

Os atletas recorrem ao uso das ventosas, mas não são seus usuários exclusivos. A técnica da ventosaterapia consiste no aquecimento de um líquido inflamável dentro de pequenos copinhos (parecidos com jarros). Assim que a chama se apaga, é formado um vácuo parcial no interior dos recipientes, os quais são postos sobre a pele.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/05/Ventosaterapia.CienciaESaude.html
[Ventosaterapia. Imagem: Clínica Dr. Hong Jin Pai]


Em função do gradiente de pressão (interna e externa ao copo), ocorre sucção. O fluxo sanguíneo é estimulado e se formam manchas, que duram de três a quatro dias. A aplicação das ventosas provoca um pequeno desconforto, a princípio. Porém, seus adeptos relatam sentir menos dores após longas jornadas de exercício. Como qualquer técnica que envolva a saúde humana, quem quiser fazer ventosaterapia deverá procurar um profissional capacitado.


E ainda mais para você: Até que ponto é frio?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários