Até que ponto é frio?

Ciência & Saúde


Chegando as épocas de outono e inverno (principalmente), existe um alarmismo gigante em cima do frio que pode ocorrer. Em alguns locais do Brasil ocorrem 15 °C e ainda há quem diga que é frio! (❔❔❔❔❔

Boneco-de-neve
[Imagem: Elo 7]


Vai muito além de dizer que está frio, porque não está. Pode haver algum desconforto em função de ventos, mas esta temperatura se encontra mais próxima do que seria confortável (em torno de 21 °C) do que falando de temperaturas negativas. Logo, devemos tratar de nos agasalhar de acordo com que a temperatura pede, nem mais, nem menos (deixar de lado a história do 'bem quentinho' para apenas 'quentinho').

É importante considerar a 'vedação' das roupas, pois não adianta encher-se de roupas e deixar abertura para entrada de ventos. Por isso, é preferível usar roupas mais ajustadas ao corpo por primeiro e, se realmente for muito necessário, colocar mais. Ao deitar, vale a mesma regra: ao invés de trezentos cobertores, prefira pouco e que haja sobra para as laterais da cama.

O aquecimento demasiado pode fazer acelerar a vontade de urinar, pois há necessidade de dissipar calor excedente do corpo. Muitas pessoas reclamam de ter de sair várias vezes da cama por conta disso. Exceto em caso de problemas de saúde, há como reduzir o problema não 'esquentando' tanto. Por sinal, a roupa e cobertores servem para manter a temperatura corporal...

Em caso de aumento ou queda de temperatura ao longo do dia, é preciso ajustar a quantidade de roupas usada. Muitas pessoas têm o péssimo costume de entrar em um local mais aquecido e não tirar um casaco. Isso provoca choques térmicos, prejudicando a saúde. Outra forma de evitar é não ficar próximo de uma fonte de calor ao permanecer em um local.

Ao comer, sopas e bebidas quentes não devem estar tão quentes assim, evitando queimar a boca ou mesmo causar danos à garganta. Caso fosse um clima quente, o oposto é verdadeiro.

Claro que, dentro de casa seria necessário haver como enfrentar temperaturas menores mais confortavelmente nas casas brasileiras, pois o contato com a água, de 10 graus ou menos já vai-se tornando bastante desconfortável. Levantar de manhã também pode ser incômodo, sendo bastante interessante a ideia de levar roupas para vestir na noite anterior e vestir-se abaixo do cobertor – assim uma pessoa não se resfria até que se vista. Outras estratégias também são válidas, mas é preciso não exagerar, para não ficar doente pelo rumo oposto, o do exagero.

E ainda mais para você: Algumas delícias das festas juninas




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários