Jornal Nacional - Modo de Fazer (comentário)

Literatura


O autor desse post leu o livro Jornal Nacional – Modo de Fazer, escrito pelo apresentador e editor-chefe do JN, William Bonner. Nessa obra, ele explica em uma linguagem simples para jornalistas ou não como se faz o telejornal de maior audiência do Brasil.


[Imagem: Mundo em Pauta]



O prefácio do livro foi escrito por Fátima Bernardes, então esposa de Bonner e apresentadora/editora-executiva na época. Desde esse ponto, há indícios de ser uma ótima leitura, confirmados depois.

No livro são destacadas as edições atípicas do Jornal Nacional; como a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil, a morte do Papa João Paulo II em 2005, as coberturas das Copas do Mundo de 2002 e 2006 onde surgiu a famosa frase de Willian Bonner “Onde está você Fátima Bernardes?”, e a primeira eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Além disso, tem coisas inusitadas como quando Bonner precisou de ajuda de freiras brasileiras para atravessar pela multidão no Vaticano para apresentar o JN. Na caravana JN em 2006 onde o barco que seria usado para atravessar o Pará afundou e a produção do Jornal Nacional teve que arrumar outro barco.

 No fim do livro Bonner compara o JN com os telejornais apresentados por Boris Casoy e Joelmir Beting. Também é explicado o porquê de ele não dar opinião no JN e sempre reforçar o compromisso do Jornal Nacional, que é levar informação com credibilidade e imparcialidade dos fatos do dia.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Licença poética



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários