A preposição é o que nos une

Língua Portuguesa


O título pode ser um tanto impactante, mas estaria perfeitamente correto ao colocar-se no lugar de substantivos, verbos e vocábulos pertencentes a diferentes classes gramaticais. As preposições têm a função de unir elementos, podendo conferir significado distinto ao conjunto, são invariáveis e estabelecem relação subordinativa (quando não há sentido entre palavras unidas quando dissociadas). 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/01/Preposicoes.LinguaPortuguesa.html
[Imagem: Casas Bahia]

» (sic)

Quando uma preposição estabelece subordinação entre dois elementos, ocorre relação de regência, onde se tem um elemento antecedente + preposição + consequente. O termo antecedente estabelece a condição de regência, e o termo consequente é regido. Como exemplo, pode-se citar:

A hora do namoro não sofre interrupções!

Termo antecedente: hora
Termo consequente: namoro

O termo ‘do’ assume a função de preposição. Mas, a afirmação de que preposições são invariáveis continua válida: a flexão em gênero e número é advinda das contrações entre preposições e artigos, pronomes e outros. Do, por exemplo, consiste na união da preposição de com o artigo o. Outros exemplos são:

Em + uma = numa;
A + as = às;
De + isso = disso;
Por + o = pelo;
De + aquela = daquela;
De + ali = dali.

É preciso estar atento quando essa contração não ocorre. Corriqueiramente, na linguagem falada, torna-se bastante comum contrair de+a a fim de obter da. Porém, pela norma culta da Língua Portuguesa, devemos atentar àquela relação de regência que vimos acima. Às vezes, pode ser correto não unir preposições a outros termos para deixar claro o sujeito da primeira oração:

Apesar de o proprietário não concordar, desapropriaram parte da testada do terreno.

Quem não concorda? O Proprietário. Observe-se que a preposição ‘de’ ocorre dentro de uma expressão fechada, como ‘a partir de’ e tantas outras.
Cada preposição ou contração pode assumir sentidos distintos de ligação. Alguns deles são:

Assunto
Fiz um trabalho sobre especiarias.

Autoria
Essa obra de Mayara Castro é muito boa.

Causa
Ela morreu de causas naturais.

Companhia, adição, junção
Estarei com ela por todos os dias.

Composição
Comprarei um banco de papelão.

Conteúdo
Comprei duas garrafas de laranjinha.

Destino
Irei para a universidade.

Fim ou finalidade
Vou ao médico para fazer os exames anuais.

Instrumento
Assinou a caneta.

Lugar
Vou almoçar em casa;

Meio
Nós vamos dar uma volta de moto.

Modo
Espantou o bandido aos berros.

Oposição
Esse casamento é contra o que eu sinto!

Origem
Eu sou do Rio Grande do Sul.

Posse
Tão apaixonado, cheirava as roupas da amada.

Preço
Você compra por R$ 999,00 sem juros (isso não é propaganda da Ricardo Eletro).

Tempo
A minha vida se decide em dez minutos.

É importante atentar a um sentido adequado no uso das preposições, a fim de não dar um sentido errado ao texto. Como exemplo, um excerto tirado de uma música sertaneja (entenda-se que não é preconceito contra o gênero tampouco uma música antiga, onde o erro de português fazia parte de um contexto):

“Eu vou beber veneno, cerveja com café / Cerveja eu bebo a noite e café de manhã cedo / Os dois ao mesmo tempo, Deus me livre eu tenho medo”

Se alguém irá beber ‘cerveja com café’ (🍺+) , obrigatoriamente irá fazê-lo ao mesmo tempo! Entrou-se em contradição nos versos seguintes. Entretanto, se foi intencional a contradição por parte do autor, pois se trata de um homem largado pela mulher 😅... sempre é válido fazer esta análise após escrever, pois as preposições estão espalhadas por qualquer tipo de texto!




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários