Curiosidades
Os telejornais são programas de televisão em
que são apresentadas notícias sobre as mais diferentes temáticas, como
política, casos policiais, eventos culturais, previsão do tempo, esportes e
outras. Conforme a emissora, são permitidas inserções comerciais no interior do
programa, mas não é uma regra. Em geral, os telejornais possuem uma
estrutura bem definida, com cada parte assumindo uma função importante.
[Imagem: Uninorte] |
ESCALADA:
ao iniciar do telejornal, onde são apresentadas as manchetes das principais
notícias. Serve como introdução e impacta o telespectador, chamando sua atenção.
É usual o recurso de trilha sonora auxiliar;
ABERTURA:
também com trilha sonora, apenas mais intensa do que a da escalada. Pode
apresentar, além do nome do telejornal, jornalistas participantes e portal de
notícias da emissora ou do telejornal. Precisa ser muito bem elaborada, pois
demonstra uma identidade. Em geral, tanto a abertura como o cenário devem seguir
cores que correspondam ao momento do dia em que ocorre a transmissão. É curta,
durando de 8 a 10 s;
PARTE
INTRODUTÓRIA: exceto grandes transmissões ao vivo que
sejam chamadas logo de início, a primeira notícia e algumas outras recebem
introduções feitas por parte dos âncoras (apresentadores de estúdio);
REPORTAGENS:
imagens e vídeos, textos apresentados pelos repórteres em locais neutros ou relacionados
ao assunto tratado e infográficos compõem as reportagens. Costuma-se apresentar
fontes de imagens, nome do repórter e cinegrafista, dentre outros elementos
complementares. Durante quase todo o tempo ocorre narrativa oral, não sendo
dada margem para momentos silenciosos, exceto em caso de respeito ao
falecimento de alguém;
REPORTAGENS
AO VIVO: acrescentam a interação entre âncoras e repórteres,
que pode ser reproduzida por meio de telões ou divisão de imagem, colocando a
inscrição ‘ao vivo’ junto ao logo da emissora e o repórter ao lado esquerdo do
monitor;
PREVISÃO
DO TEMPO: pode ser gravada ou com interação entre o âncora e
repórter específico para esta função. Alguns telejornais agrupam a função da
previsão tempo para o âncora. Antes tendência, algumas emissoras abandonaram o Chroma-key (fundo verde) e passaram a
usar telões;
AMARRAÇÕES E INTERVALO: os intervalos
comerciais são bons financeiramente para as emissoras, mas são um buraco de
audiência, podendo ser um momento em que o telespectador vai fazer outra coisa,
trocar de emissora ou mesmo desligar a TV. Assim, tanto em produções
dramatúrgicas como programas de auditório e telejornais é importante chamar o
espectador a continuar, gerando expectativa. Para isso são feitas introduções
ao bloco seguinte;
ENCERRAMENTO: pode
incluir notícias rápidas, chamada para o próximo telejornal e anúncio dos
vídeos de reportagens no portal de notícias;
CRÉDITOS:
demonstram toda a equipe que esteve envolvida no telejornal, que vai muito além
de quem se vê no monitor.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!