O que fez Dieter Rams?

Biografias


Dieter Rams é um dos gênios do design. Nascido em 1932 (20 de maio) na cidade alemã de Wiesbaden, Dieter é filho de um carpinteiro. Sempre muito criativo, entre os anos de 1947 a 1953 estudou Arquitetura na Escola existente em sua cidade. Estudou carpintaria por influência do avô. 

Magos do Design
[Imagem: Circle Of Design]


Trabalhou no escritório do arquiteto Otto Apel entre os anos de 1953 e 1955 e, mais tarde, Dieter ingressou no setor de produtos eletrônicos da Braun, onde se tornou diretor de design em 1961. Em 1995 foi sucedido por Peter Schneider, após mais de 500 produtos por ele desenhados. Em seguida, tornou-se diretor executivo na Braun, vindo a se aposentar em 1997.

Alguns o consideram como o avô do design da Apple. Outros dizem que seu sucesso é refletido pelas várias peças por ele produzidas e que estão expostas em museus pelo Mundo afora.

Como características de seu trabalho, ele produzia produtos modulares, com mostradores e botões reduzidos ao mínimo, sendo as únicas partes coloridas. O restante era em cinza ou branco. Mas estas não são as únicas características importantes, sendo 10 princípios do design por ele enunciados:

O Bom design é inovador (1), sempre podendo evoluir; faz um produto ser útil (2), enfatizando seus bons aspectos; é estético (3), sendo um item fundamental; nos ajuda a entender um produto (4), tornando-o autoexplicativo; é discreto (5), pois no caso de eletrônicos e gadgets, não é nem obra de arte nem objeto decorativo; é honesto (6), não passando a ideia do que não pode fazer; é durável (7), evitando estar na moda e, portanto, ficar ultrapassado muito rápido; se preocupa com os mínimos detalhes (8), demonstrando respeito ao usuário; se preocupa com o meio ambiente (9) e, por fim, bom design é menos design (10), devendo-se concentrar nos aspectos essenciais do produto.

Nada melhor do que o próprio Dieter falando mais sobre ele. Veja na entrevista abaixo:


[Vídeo: André Lacerda]


E ainda mais para você: Oscar Niemeyer




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários